14.01.2022 às 13:47h - atualizado em 14.01.2022 às 15:41h - Estiagem

Comissão vai debater possível decreto de estiagem na semana que vem

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Comissão vai debater possível decreto de estiagem na semana que vem
Ivan Guilherme/Portal Peperi

A prefeitura do município de Guarujá do Sul ainda não elaborou decreto de emergência por causa da estiagem, mas isso poderá mudar nas próximas semanas quando acontecer uma reunião com a comissão responsável por avaliar o cenário. Esta comissão é formada por Epagri, Defesa Civil, prefeitura e demais setores.

O prefeito de Guarujá do Sul Claudio Junior Weschenfelder, afirmou que a decisão de adiar a elaboração de um decreto se deve pelas chuvas registradas ainda no final de novembro passado. Além de levar em consideração o fornecimento de água para a população que segue sendo atendida pela prefeitura. Ele também lembrou que no dia 20 de dezembro passado o município registrou precipitações que variaram entre 45 e 105 milímetros na cidade e interior. Para o prefeito, este volume foi bom e auxiliou positivamente o município.

Weschenfelder salientou que a solicitação de emergência não pode ser baseada em política e sim técnica levando em consideração os dados colhidos pela Defesa Civil e Epagri. Claudio ainda afirmou que até então as comunidades estão sendo atendidas pelo poder público municipal, porém a preocupação dele é a partir de agora.

A administração de Guarujá do Sul tem notado o agravamento da estiagem, tendo em vista a falta de chuvas nos últimos dias. Por isso, Claudio Junior Weschenfelder, disse que na semana que vem será feita uma reunião com os órgãos competentes para debater e reavaliar a situação da estiagem. Neste encontro serão apresentadas as estimativas de perdas na lavoura de Guarujá. O prefeito destacou que possivelmente poderá ser elaborado um decreto, mas lembrou que isso vai depender dos dados apresentados pelos órgãos durante o encontro.

Até o momento, cerca de 20 famílias acionaram a prefeitura para o transporte de água.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.