14.01.2020 às 15:59h - atualizado em 14.01.2020 às 16:05h - FAIC 2019

Comissão Central Organizadora apresenta prestação de contas da 8ª Feira FAIC

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Comissão Central Organizadora apresenta prestação de contas da 8ª Feira FAIC

A Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Iporã do Oeste, FAIC, na 8ª edição, foi realizada dias 5, 6, 7 e 8 de setembro de 2019.

Conforme o secretário de Administração, Jonas Kaiser, como a feira não teve cobrança, não é possível fazer uma estimativa exata de público que passou nos quatro dias do evento, e também não é possível estimar o montante geral do movimento econômico, em função de muitas empresas adotarem a política de não divulgar os valores finais.

No entanto, Kaiser afirma que o retorno dos expositores foi muito positivo quanto aos resultados obtidos na feira, com faturamentos que chegaram a R$ 1 milhão em vendas.

O secretário aproveita para agradecer a todos que se empenharam para a realização da feira, a exemplo dos servidores municipais, equipe de governo, patrocinadores, a associação feira, bombeiros e órgãos de segurança que garantiram que não houvesse nenhum incidente, a ONG Asanio, Sebrae, ACIIO, e a todos que vieram prestigiar o evento.

Em relação ao lucro obtido com a locação de estandes, o secretário de Administração cita que foi arrecadado um valor superior a R$ 259 mil. Com os patrocinadores a arrecadação foi de mais de R$ 103 mil. O lucro da bebida foi de mais de R$ 19 mil.

Jonas Kaiser destaca que o total de receitas somou mais de R$ 382 mil. De saídas, o secretário cita que o total foi de R$ 443 mil. Foram despesas, por exemplo, com locação de espaço para a arena dos shows, a estrutura dos shows, publicidade, limpeza, contratação de artistas locais e segurança. Já os artistas dos shows foram contratados por empresa terceirizada.

O secretário justifica que a demora na apresentação do balanço ocorreu em função da feira ter sido realizada pela prefeitura, e também devido as outras demandas do setor de Administração ao qual ele responde.

Para o secretário, a terceirização de serviços reduziu o risco de despesas para a prefeitura, e também garantiu agilidade na contratação de artista devido a desistência de uma das atrações, um mês antes da feira.

Tabelas com os números detalhados também serão divulgados no site da prefeitura.

O secretário Jonas Kaiser ressalta também que todos os investimentos no parque da feira, de mais de R$ 260 mil, estão sendo aproveitados após o evento pela população. Kaiser lembra que a feira não tem como objetivo o lucro, e sim a divulgação das empresas e artistas locais.

Todo o gasto que a prefeitura teve com ornamentação, locação, segurança e limpeza foi de R$ 61 mil, investimento que também poderá ser aproveitado em uma próxima feira.

O secretário diz que foi possível um gasto tão baixo em função da arrecadação com a venda dos estandes e os patrocínios.

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