13.12.2025 às 08:28h - Extremo Oeste
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o secretário de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, estiveram em Faxinal dos Guedes nesta sexta-feira, 12, para entregar os primeiros 30 caminhões-pipa a municípios do Oeste catarinense. A iniciativa faz parte de um pacote de investimentos de R$ 54 milhões voltado ao enfrentamento da estiagem, que tem afetado duramente a região.
Ao todo, serão entregues 104 veículos até o fim de janeiro de 2026, ampliando a capacidade de abastecimento e resposta rápida das prefeituras.
“Estamos fazendo o maior investimento da história do estado para enfrentar os efeitos da seca. Essa operação não para por aqui”, afirmou o governador durante a cerimônia.
Entre os municípios contemplados estão Maravilha, Capinzal, Nova Erechim, Seara, Peritiba, Tigrinhos e União do Oeste. A lista completa inclui 30 cidades, todas no Oeste, uma das áreas mais atingidas pela estiagem nos últimos anos.
Além dos caminhões, o evento também marcou a criação de duas novas coordenadorias regionais da Defesa Civil, em São Lourenço do Oeste e Campos Novos. As novas bases vão ampliar a capacidade de resposta do estado e funcionarão inicialmente em sedes provisórias.
Foto(s): Jonatã Rocha/Secom GOVSC
Comentar pelo Facebook