13.12.2024 às 16:51h - atualizado em 13.12.2024 às 17:15h - Geral
O município de Mondaí está vivenciando um cenário preocupante em relação à dengue, com números alarmantes de casos notificados e focos encontrados.
Segundo a Agente de Endemias da Vigilância Epidemiológica, Pâmela Fernanda Ilczszyn, este ano o município registrou 706 casos notificados, e os primeiros sinais da doença começaram a aparecer ainda no inverno, superando a época habitual de surto. No mês de junho, foram registrados 71 focos e dois casos positivos.
A situação de acordo com Pâmela segue crítica, com 272 focos registrados até o momento, um índice que coloca o município na classificação de alto risco. Para enfrentar esse cenário, diversas ações foram realizadas ao longo do ano, incluindo campanhas de conscientização e distribuição de telinhas, além de mutirões de coleta de lixo.
A Agente de Endemias da Vigilância Epidemiológica de Mondai destaca que neste sábado, 14, o município realizará uma ação especial de combate à dengue, com foco nos bairros Antas e Colibri, que têm registrado o maior número de casos suspeitos. A ação, que faz parte do "Dia D da Dengue", lançado pelo Ministério da Saúde e contará com a distribuição de telinhas e sacos plásticos para a coleta de lixo nos bairros com maior incidência da doença.
Pâmela Fernanda Ilczszyn destaca que a população desses dois bairros deve colaborar recolhendo o lixo e deixando nas frentes de suas casas. Para facilitar a ação, o setor estará disponibilizando sacos plásticos para a coleta.
Além disso, entre os dias 18 e 20 de dezembro, será realizado um mutirão nos mesmos bairros para recolher o lixo gerado pela população. A coleta será intensificada, com a orientação de cuidados específicos, como o descarte adequado de objetos como embalagens de vidro, móveis e utensílios que possam acumular água.
Pâmela Fernanda explica que na próxima terça-feira, 17, um drone sobrevoará a cidade para identificar focos de acúmulo de água, especialmente em áreas de difícil acesso, como calhas e pátios.
Pâmela ressaltou a importância da colaboração da população. Ela destaca que é fundamental que as pessoas não deixem objetos que possam acumular água, como garrafas, brinquedos e calhas mal conservadas. O cuidado de todos é essencial para combater a dengue.
A Agente de Endemias salienta que o município segue com esforços para controlar a doença, com um conjunto de ações que envolvem desde campanhas educativas até mutirões e uso de tecnologias para monitoramento, na tentativa de reduzir a proliferação do mosquito transmissor.
Comentar pelo Facebook