13.12.2021 às 20:37h - São Miguel do Oeste

Após 11 anos projeto de restauração do Rio Camboim é concluído

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Após 11 anos projeto de restauração do Rio Camboim é concluído
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

Após 11 anos de trabalho o Projeto de Restauração das Matas Ciliares do Rio Camboim e seus Afluentes foi concluído. Em evento realizado na noite desta segunda-feira, 13, no Cine Peperi a Sicoob São Miguel, Epagri, Administração Municipal, Escola Municipal da Linha Canela Gaúcha e empresas parceiras apresentaram o documentário “Rio Camboim, Preservação Pela Cooperação” finalizando o projeto.

O Rio Camboim é um dos principais mananciais que fornece água para a estação de tratamento da Casan e, por sua vez, para a população de São Miguel do Oeste. Está situado em uma área de ocupação pelo cultivo da agricultura e pecuária semi-intensiva. Nele acontece o acesso direto dos animais, áreas ribeirinhas estão fragilizadas, pouca existência de peixes nativos, tem assoreamento, poluição com produtos químicos e orgânicos. O projeto em questão visou a conservação e proteção das margens descontínuas no leito do curso de água.

De acordo com o gerente de comunicação da Sicoob São Miguel, Blasio Spaniol, o projeto além de preservar a qualidade da água que toda a população de São Miguel do Oeste consome, também trouxe qualidade de vida para os mais de 50 agricultores que participaram da recuperação, além de restabelecer espécies nativas, muitas nem conhecidas da população.

Leonilda Villani, extensionista da Epagri, explicou que foram realizadas diversas ações com as famílias limítrofes da Bacia Hidrográfica Rio Camboim, e mesmo com a conclusão do projeto, temos agora uma nova missão, de cuidar e proteger.


Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.