13.11.2025 às 17:13h - atualizado em 13.11.2025 às 17:20h - Geral
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) decidiu nesta terça-feira, 12, anular a sentença que cassava o mandato do prefeito de São Bernardino, Dalvir Luiz Ludwig (PSDB), por abuso de poder político durante as eleições municipais de 2024.
Em entrevista à Rádio Atalaia nesta quinta-feira, 13, Dalvir se mostrou aliviado e aproveitou para tranquilizar a população. “Recebo essa notícia com a maior tranquilidade. Sempre tive certeza de que não cometi nenhuma irregularidade. O que atrapalha são as conversas paralelas e o calor da eleição que não passa”, disse.
O prefeito foi acusado de praticar ações que teriam favorecido sua reeleição, como a compra e entrega de agasalhos a idosos e a distribuição de sementes a agricultores em ano eleitoral.
No entanto, ele explicou que os programas foram iniciados antes do período eleitoral e estavam amparados por leis aprovadas anteriormente.
“O projeto dos agasalhos foi aprovado na Câmara em 2023, e a entrega começou naquele mesmo ano. Já a distribuição de sementes tem respaldo numa lei de 2018, ainda da gestão anterior. Em 2023 demos sementes de aveia e em 2024, milho. Tudo dentro da legalidade”, garantiu.
Dalvir também criticou o impacto que o processo trouxe à rotina da prefeitura. “Tira o foco. A gente perde tempo precioso com defesa e explicações, quando poderia estar fazendo mais pela cidade. Mas agora é olhar pra frente e seguir com o trabalho até o fim do mandato.”
Com a decisão, Dalvir e o vice, Negri, seguem à frente da administração por mais três anos. O prefeito também destacou que seus direitos políticos foram preservados, mas lembrou que não pode mais se candidatar, já que foi reeleito.
Comentar pelo Facebook