13.10.2022 às 16:37h - Saúde
A vacina contra HPV está tendo grande procura em Itapiranga, especialmente para meninos. Esta imunização já faz parte do calendário vacinal do Ministério da Saúde, sendo tradicional para meninas a partir de 9 anos e meninos a partir de 11 anos.
Enfermeira da Secretaria da Saúde de Itapiranga, Jacqueline Hermes, recentemente ocorreu uma modificação baixando para 9 anos o acesso aos meninos.
Itapiranga realiza mobilização com as agentes comunitárias de saúde para orientar as famílias do direito a partir dos 9 anos também para os meninos.
A enfermeira chama atenção que a vacina é muito importante, principalmente se for aplicada precocemente. Jacqueline Hermes afirma que é fundamental ter a prevenção antes de iniciar a vida sexual, pois depois na fase adulta estarão protegidos.
A enfermeira observa ainda que a proteção é contra várias doenças, pois são mais de 100 tipos de HPV que pode causar câncer em diferentes órgãos.
A rede privada também oferece a vacina para pessoas que não se enquadram na faixa etária. Na rede pública a prioridade é para crianças e com eficácia próximo a 100%. De acordo com Jacqueline, os sintomas são de lesões que podem ser desenvolvidos ao longo da vida como verrugas nas partes íntimas.
Como forma de prevenção a pessoa também pode ser vacinada na fase adulta na rede privada, dependendo da orientação de um médico. Também é preciso levar em consideração o histórico familiar de câncer para medidas de prevenção. A enfermeira afirma que existem casos no município de doenças sexualmente transmissível que inclui ainda Sífilis. Ela recomenda exames preventivos e uso de camisinha como prevenção.
Comentar pelo Facebook