13.09.2021 às 13:43h - atualizado em 13.09.2021 às 14:10h - Geral
O município de São José do Cedro registra queda significativa de casos autóctones da dengue. Segundo o gráfico da DIVE, até agosto de 2020 havia 23 pessoas infectadas pelo mosquito. Vale ressaltar que a queda é referente ao número de pessoas contaminadas pelo mosquito, e não ao número de focos que segue em estado de alerta, como mostra o gráfico ao lado e as figuras abaixo.
De acordo com o agente de Endemias, Matheus Romera, apenas três casos confirmados e três suspeitos neste ano no município. Isso representa uma queda de 87% de casos autóctones na comparação com agosto de 2020. Ele destacou que mesmo nestes casos não confirmados, a equipe realiza uma vistoria para avaliar os focos do mosquito e eliminá-los. Neste ano, também houve queda no registro de casos autóctones em outros municípios da região como Dionísio Cerqueira que confirmou apenas um caso, em Palma Sola foram três e em São Miguel do Oeste foram registrados oito casos de dengue. Já os municípios como Anchieta, Guarujá do Sul, Guaraciaba e Princesa não registraram casos autóctones de dengue até o momento.
Matheus Romera explicou que o baixo registro de novos casos se deve à estiagem prolongada que o Extremo-Oeste enfrenta. O agente comentou ainda que os cuidados realizados pela população irão refletir com a chegada do verão.
O agente de Endemias comentou que o setor epidemiológico da Dengue irá realizar mais uma etapa do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Segundo ele, a pesquisa deve acontecer em novembro no município. Este levantamento tem como objetivo obter rápido indicadores de distribuição do mosquito. Além de identificar pontos em que o criadouro está se desenvolvendo. O agente destacou que parte da população está fazendo os serviços de prevenção na cidade. Romera disse ainda que existem cerca de 40 armadilhas espalhadas na cidade cedrense.
Anchieta, Guarujá do Sul, Guaraciaba, Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Princesa, São Miguel do Oeste e São José do Cedro são municípios considerados infestados pela dengue. Para conter o avanço, o setor da Dengue realiza frequentemente serviços de inspeção pela cidade.
Foto(s): DIVE/SC
Comentar pelo Facebook