13.09.2020 às 09:03h - atualizado em 12.09.2020 às 12:57h - Economia

Aumento nas consultas do SPC indica recuperação das vendas no comércio de Iporã do Oeste

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Aumento nas consultas do SPC indica recuperação das vendas no comércio de Iporã do Oeste

A diretora do SPC da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, Jamile Soethe, explica que o Sistema de Proteção ao Crédito é uma ferramenta disponibilizada às empresas para auxiliar em vendas mais assertivas e para cobrança de clientes inadimplentes. Ela cita que o SPC é disponibilizado somente para empresas associadas, indiferente do porte, e é utilizado pela maioria delas. Jamile comenta que pelo acompanhamento mensal do sistema, se percebe que cada vez mais empresas utilizam a consulta para as vendas.

Ela cita que a média de consultas nos últimos 12 meses foi de cerca de 1.200, um número considerado expressivo. A diretora do SPC da ACIIO destaca que os três modelos de registro de inadimplência são o simples, com boleto ou protesto no cartório, registro este que tem a maior efetividade no recebimento das dívidas, cerca de 73%.

Para a regularização da inadimplência, a diretora do SPC da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste destaca que o cliente pode procurar diretamente a empresa onde foi contraída a dívida.

Jamile Soethe comenta que a baixa do registro é feita pela empresa em 48 horas, regularizando novamente o CPF do cliente. Outra forma de consulta de restrição do CPF ou de regularização é na CDL, onde é feita a consulta e o acerto da dívida.

Segundo a diretora do SPC, o sistema permite a consulta de cheques, de pessoas jurídicas e de CNPJ para venda entre empresas.

Além de transtornos, Jamile Soethe comenta que as consultas evitam a perda de recursos pelas empresas. Ela lembra que em março ocorreu queda nas consultas do SPC, devido ao período que as empresas ficaram fechadas, mas com a adaptação à nova realidade o comércio vem se recuperando e retomando as vendas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.