13.08.2025 às 15:40h - Geral

Varejo de SC fica acima da média nacional e cresce 6,2% no primeiro semestre

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Varejo de SC fica acima da média nacional e cresce 6,2% no primeiro semestre
Foto: Ricardo Trida, SECOM

Com o segundo melhor resultado do país, o setor do varejo em Santa Catarina registrou um crescimento de 6,2% no primeiro semestre de 2025. A média nacional foi de 1,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) sobre o varejo restrito, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (13).

No ranking nacional, o Estado fica somente atrás do Amapá, que teve uma alta de 7,8%. Já em comparação ao mês de junho do ano anterior, Santa Catarina registra um crescimento de 3,1%, o quarto melhor do país no setor, enquanto a média nacional ficou em 0,3%.

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, os resultados surpreenderam positivamente. Ele afirma que muitos analistas previam uma desaceleração econômica já no primeiro semestre, mas que não foi confirmada de acordo com os dados divulgados. Em Santa Catarina, o crescimento do varejo restrito nos seis primeiros meses do ano superou a média histórica, de 4,6%, segundo o IBGE.

— Tivemos o melhor primeiro semestre para o varejo desde 2019. Um crescimento de 6,2% é muito expressivo e deve ser comemorado. Estamos atentos ao que pode acontecer agora na segunda parte do ano. A desaceleração deve vir, mas ainda devemos continuar crescendo, pois a economia de Santa Catarina é pujante e diferenciada em nível nacional — afirma.

Entre os segmentos analisados pela pesquisa, um dos destaques catarinenses foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com a maior expansão do país, que registrou alta de 7%. Além disso, também recebem destaque os setores de “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (+15,2%) e de tecidos, vestuário e acessórios (+7,5%). A única queda ocorreu no segmento de equipamentos de informática, com retração de 9,4%.

Outro setor do varejo também cresce em SC

Já em relação ao varejo ampliado, que inclui veículos, materiais de construção e atacarejo, o crescimento em Santa Catarina foi de 4%. Com a média nacional de 0,5%, o Estado teve o quinto melhor resultado do país.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.