13.08.2020 às 13:38h - Saúde
A Associação Hospitalar de Tunápolis fez um encaminhamento para conseguir instalar os equipamentos para captar a energia solar.
Nos últimos anos, diversos investimentos foram feitos no hospital, que é referência regional como Unidade de Saúde Mental, e atende os pacientes do SUS de Tunápolis e Santa Helena.
Conforme o presidente do hospital, Vanduir Matias Deters, a despesa mensal com energia elétrica é de cerca de R$ 4 a 5 mil reais, e a energia solar reduziria bastante este valor.
Conforme Vanduir, o primeiro passo para viabilizar o projeto foi procurar a Câmara de Vereadores, que todos os anos devolve as sobras para o Executivo e são os vereadores que sugerem investimentos com esse recurso.
Os vereadores demonstraram estar de acordo com a devolução das sobras para o investimento no hospital. A Câmara de Vereadores está inclusive disposta a devolver uma parte dessas sobras imediatamente. Mas segundo o presidente do hospital, o projeto não deve se concretizar neste ano, em função de não haver orçamento disponível pelo Poder Executivo e a dificuldade de um repasse extra para o hospital.
O prefeito Renato Paulata é favorável ao repasse, mas justifica que a legislação eleitoral impede o repasse durante o ano.
Apesar desse impasse legal, Vanduir Matias Deters avalia que o encaminhamento significa um avanço, pois já há o apoio do legislativo e do executivo para que o projeto seja executado em 2021.
O presidente cita ainda que durante o período eleitoral serão apresentadas as demandas para os candidatos a prefeito e vereadores.
Fonte: Hospital de Tunápolis
Comentar pelo Facebook