13.07.2019 às 09:49h - Geral

Previdência: Veja como fica a reforma encaminhada ao segundo turno

Rafael Beal Welfer

Por: Rafael Beal Welfer São Miguel do Oeste - SC

Previdência: Veja como fica a reforma encaminhada ao segundo turno
Comissão Especial

Continua depois da publicidade

A comissão especial da Câmara criada para analisar a reforma da Previdência consolidou na madrugada deste sábado, dia 13, a redação da proposta aprovada em primeiro turno. O texto que contempla as modificações feitas em plenário recebeu 35 votos favoráveis e 12 contrários no colegiado.

Trata-se de uma formalidade necessária ao avanço da PEC, que precisa ser votada em dois turnos no plenário.

Com a ratificação do texto definido pelo conjunto dos deputados, a reforma pode voltar ao plenário para análise em segundo turno. O presidente da Câmara, afirmou, nessa última sexta, dia 12, que pretende iniciar a votação do segundo turno em 6 de agosto, após o recesso parlamentar.

O texto-base da reforma foi aprovado na última quarta-feira, dia 10, por 379 votos a favor e 131 contrários. A proposta prevê idade mínima de aposentadoria de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

No plenário, os deputados aprovaram 4 modificações no conteúdo da reforma: A flexibilização das exigências para aposentadoria de mulheres; regras mais brandas para integrantes de carreiras policiais; redução de 20 para 15 anos do tempo mínimo de contribuição de homens que trabalham na iniciativa privada; regras que beneficiam professores próximos da aposentadoria.

Essas 4 mudanças seguem com a reforma para a votação no plenário no segundo turno, onde o texto ainda pode sofrer modificações. Deputados podem alterar a redação e retirar trechos da proposta, assim como no primeiro turno.

Fonte: G1

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.