13.06.2023 às 11:42h - Saúde
Mesmo com a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, os índices de vacinação estão abaixo do esperado em Paraíso.
A informação é da secretária de Saúde, Terezinha Previatti, que participou do RPN 2ª Edição e lamentou o fato do município ainda não ter conseguido atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde que é de vacinar 90% do público-alvo da campanha.
Ela destacou que a situação é preocupante, pois mesmo com a vacinação aberta para toda a população acima de seis meses de idade, a procura é extremamente baixa no município.
Ela comentou que até o momento, o maior índice de vacinação está entre os idosos, onde 61% já foram imunizados, sendo que há quase um mês, a porcentagem era de 50%.
Terezinha lembrou que em anos anteriores, os profissionais vacinavam cerca de 900 idosos contra a gripe, porém, neste ano, até o momento, apenas 552 receberam a medicação, faltando cerca de 350 pessoas dessa faixa etária.
Ela destacou que em relação às crianças, a procura é pior ainda e em toda a campanha, apenas 138 foram vacinadas. Já em relação a gestantes, 16 receberam a medicação em Paraíso e sobre os profissionais da educação, a procura também é baixa.
Terezinha Previatti frisou que dessa forma, o município possui um bom estoque de medicamento e por isso é fundamental que todos busquem a imunização, evitando dessa forma, complicações da doença, principalmente nas pessoas que possuem problemas de saúde crônicos.
Ela citou o trabalho intenso das agentes comunitárias de Saúde de Paraíso e pontuou que um dos motivos da baixa procura, é a resistência e a associação entre a vacina da gripe e a vacina contra Covid.
A secretária explicou que elas não possuem relação entre si e esse movimento anti vacina também é percebido em outros municípios da região, não sendo uma questão exclusiva de Paraíso.
Terezinha Previatti reforçou que a vacina é a melhor forma de prevenção e por isso ainda espera uma boa procura da população em relação ao medicamento.
Ela orientou que os interessados devem procurar a unidade de Saúde em horário de expediente de segunda a sexta entre 7h e 11h, e entre 13h e 17h, sendo que nas terças e quintas a prioridade é para a vacina contra Covid, porém, ela garantiu que a da gripe também pode ser aplicada nesses dias.
Comentar pelo Facebook