13.06.2020 às 08:16h - atualizado em 13.06.2020 às 13:29h - Chuvas

Defesa Civil confirma tornado como fenômeno que atingiu Descanso e Belmonte

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Defesa Civil confirma tornado como fenômeno que atingiu Descanso e Belmonte

Ainda na quarta-feira, após o temporal que atingiu municípios do Extremo Oeste, e causou estragos maiores em Descanso e Belmonte, a Defesa Civil publicou uma nota preliminar que indicava a possibilidade da ocorrência de um tornado na região, com base nas imagens de radar e em fotos realizadas no campo.

Nesta sexta-feira a Defesa Civil realizou um levantamento com drone e entrevistou moradores. Após a análise detalhada de imagens, fotos, vídeos e relatos além de consultas com especialistas em tornados, a exemplo do doutor Ernani Nascimento, da Universidade de Santa Maria, foi possível confirmar a ocorrência de um tornado na cidade de Descanso, e que atingiu também o município vizinho de Belmonte.

As condições de tempo severo em Santa Catarina vêm sendo monitoradas desde a semana passada. No domingo, dia 6 de junho, a Defesa Civil emitiu um boletim especial de condições de tempo adverso entre os dias 9 e 11 de junho, com previsão de chuva moderada a forte e persistente, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, além de temporais com ventos intensos. Esta nota foi atualizada nos dias 7 e 8 de junho.

Nos dias seguintes, foram atualizadas diariamente os avisos meteorológicos, reforçando as condições para chuva forte e persistente no estado, indo do nível de observação até o nível mais alto de risco aviso no dia do evento.

Durante todo o evento foram emitidos um alerta de nível máximo, 96 atenções de nível alto, e 102 observações de nível moderado.

As notificações foram enviadas para diversas regiões do estado para temporais, chuvas intensas, alagamentos, inundações e deslizamentos.

Por volta das 15h48 da quarta-feira a previsão de curtíssimo prazo, “nowcasting”, feita pela Defesa Civil do Estado, emitiu um alerta nível máximo para temporais com raios e granizo, nas proximidades de Itapiranga, Iporã do Oeste, Tunápolis e Mondaí. Este alerta foi transmitido por SMS, TV digital e publicado nas redes sociais e site da Defesa Civil.

O alerta foi emitido após identificar nas imagens do Radar do Oeste, localizado em Chapecó, a formação e o desenvolvimento de uma supercélula de tempestade severa nas redondezas das cidades de Belmonte, Descanso e Iporã do Oeste, no qual acabou originando a uma célula nas proximidades.

Confira na sequências de mapas, a explicação da Defesa Civil para o tornado que atingiu os municípios.

Fonte: Defesa Civil do Estado

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.