Publicidade

13.06.2018 às 16:40h - atualizado em 14.06.2018 às 09:20h - Educação

Escola Padre Vendelino Seidel desenvolve projeto vereador por um dia

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Escola Padre Vendelino Seidel desenvolve projeto vereador por um dia

Continua depois da publicidade

O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de filosofia e sociologia contemplando estudantes do 3º ano do ensino médio.

Conforme o professor, Ilton Vogt, o projeto é realizado a partir de um estudo da complexidade da política desde a política sadia lançada na Grécia, até o cenário atual, que se encontra em crise moral e ética, afetando inclusive a economia.

O professor avalia que a escola tem um papel importante na formação dos estudantes como cidadãos, e a discussão da política faz parte deste processo, levando em conta situações do próprio município.

Cada estudante teve o auxílio de um assessor e o apoio jurídico para elaborar os projetos de lei definidos a partir de problemáticas identificadas no município.

A atividade também permitiu aos alunos conhecer mais sobre o papel das lideranças políticas, as diferentes ideologias e os mais de 40 partidos do país.

O projeto vereador por um dia também buscou despertar uma reflexão nos jovens, sobre a importância do envolvimento de toda população no combate a corrupção.

O professor das disciplinas de filosofia e sociologia do colégio estadual explica que hoje a política enfrenta divergências devido às várias ideologias, e a sociedade que deveria contribuir para isso, acaba se afastando e não querendo participar.

Ilton Vogt avalia que a participação do jovem pode contribuir para melhorar a política no Brasil.

Na avaliação dos estudantes, o projeto vereador por um dia foi válido por permitir o conhecimento de todo processo legislativo, bem como, o entendimento sobre a política no cenário atual trazendo as questões também para a realidade local.

As sessões simuladas na Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste foram realizadas nesta terça-feira, 12, e está prevista ainda a realização de mais uma sessão simulada com mais uma turma, para a qual a data será agendada.

Os projetos apresentados pelos alunos vão receber a apreciação do legislativo e do executivo. A iniciativa do projeto vereador por um em Iporã do Oeste foi do professor de matemática Valtuir Dal Bosco, que já desenvolveu a atividade com outras turmas de alunos.


Continua depois da publicidade

Foto(s): Rangel Vinícius Barella / Assessor de Comunicação

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
Advocacia Fávero
AL Contabilidade

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.