13.06.2018 às 16:40h - atualizado em 14.06.2018 às 09:20h - Educação
O projeto foi desenvolvido nas disciplinas de filosofia e sociologia contemplando estudantes do 3º ano do ensino médio.
Conforme o professor, Ilton Vogt, o projeto é realizado a partir de um estudo da complexidade da política desde a política sadia lançada na Grécia, até o cenário atual, que se encontra em crise moral e ética, afetando inclusive a economia.
O professor avalia que a escola tem um papel importante na formação dos estudantes como cidadãos, e a discussão da política faz parte deste processo, levando em conta situações do próprio município.
Cada estudante teve o auxílio de um assessor e o apoio jurídico para elaborar os projetos de lei definidos a partir de problemáticas identificadas no município.
A atividade também permitiu aos alunos conhecer mais sobre o papel das lideranças políticas, as diferentes ideologias e os mais de 40 partidos do país.
O projeto vereador por um dia também buscou despertar uma reflexão nos jovens, sobre a importância do envolvimento de toda população no combate a corrupção.
O professor das disciplinas de filosofia e sociologia do colégio estadual explica que hoje a política enfrenta divergências devido às várias ideologias, e a sociedade que deveria contribuir para isso, acaba se afastando e não querendo participar.
Ilton Vogt avalia que a participação do jovem pode contribuir para melhorar a política no Brasil.
Na avaliação dos estudantes, o projeto vereador por um dia foi válido por permitir o conhecimento de todo processo legislativo, bem como, o entendimento sobre a política no cenário atual trazendo as questões também para a realidade local.
As sessões simuladas na Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste foram realizadas nesta terça-feira, 12, e está prevista ainda a realização de mais uma sessão simulada com mais uma turma, para a qual a data será agendada.
Os projetos apresentados pelos alunos vão receber a apreciação do legislativo e do executivo. A iniciativa do projeto vereador por um em Iporã do Oeste foi do professor de matemática Valtuir Dal Bosco, que já desenvolveu a atividade com outras turmas de alunos.
Foto(s): Rangel Vinícius Barella / Assessor de Comunicação
Comentar pelo Facebook