13.05.2025 às 11:01h - atualizado em 13.05.2025 às 13:57h - Educação
São programações anuais que mobilizam profissionais das escolas dos 5 municípios de abrangência. O Fórum Regional da Educação e a Feira do Conhecimento. Conforme o Supervisor Regional de Educação, Inácio Rohden, o Fórum será realizado no dia 27 de junho, na Sociedade Imigrantes, em Itapiranga.
Entre os principais debates estará a educação em tempo integral. O programa já está em ação em várias escolas da região e durante o Fórum será possível socializar projetos. Rohden chama atenção para a palestra com Alexandre Matielo da Universidade Federal Fronteira Sul. Durante o Fórum serão mostradas experiencias sobre ações bem-sucedidas com atividades em tempo integral.
O Supervisor Regional de Educação reconhece dificuldades em estruturas físicas dos educandários e falta de profissionais em áreas especificas. Segundo Inácio Rohden, são questões normais e que não impactam nos trabalhos que são desenvolvidos nos projetos de aula em tempo integral, pois existem dados que comprovam a grande contribuição deste modelo de ensino para a qualidade da educação.
Rohden chama atenção que países desenvolvidos possuem as escolas em tempo integral como referência para o desenvolvimento dos estudantes. Inácio Rohden reforça que aula em tempo integral prepara melhor o aluno para os desafios da carreira profissional. Durante o Fórum será possível socializar estas experiencias de sucesso.
Já a Feira Regional do Conhecimento será realizada nos dias 28 e 29 de agosto. O evento é itinerante e pela primeira vez vau ocorre na Escola Padre João Rick, na comunidade de Ervalzinho, interior de São João do Oeste. O Supervisor regional de Educação menciona a importância dos debates que ocorrem nas escolas com pesquisas e trabalhos desenvolvidos para os alunos.
Os educandários definem os projetos para a Feira Regional, que conta com os melhores trabalhos dos cinco municípios de abrangência da Regional de Educação. Na sequência ocorre a Feira Estadual, que deve ocorrer em outubro ou novembro. Inácio Rohden avalia que a Feira Regional do Conhecimento é fundamental para dar oportunidade aos alunos e professores que desenvolvem projetos que integram o currículo escolar.
Comentar pelo Facebook