13.05.2021 às 17:12h - atualizado em 13.05.2021 às 17:18h - Saúde

Médico pede demissão do Hospital de São João do Oeste

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Médico pede demissão do Hospital de São João do Oeste

Ações da saúde de São João do Oeste estão em meio a uma grande polêmica. Contrariedade entre projetos da secretaria e profissional do Hospital Santa Casa Rural resulta no pedido de demissão de um médico.

A polêmica iniciou com formação de equipe para a realização de partos no município. Alisson Oliveira, médico do Hospital de São João do Oeste enviou um áudio para três vereadores do município, e o conteúdo vazou para as redes sociais, criando reações. O secretário da Saúde de São João do Oeste, Mauro Barella diz que não está sendo feito nada de errado. Ele acusa que existe um grupo montado e arquitetado para promover o revés nos encaminhamentos na saúde.

Barella cita que o hospital é da rede filantrópica e que possui contrato com a secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. Ele afirma que é uma tentativa de desfazer um trabalho feito com critério e baseado nas exigências da vigilância, protocolos de atendimento a gestante e realização de partos. O secretário de Saúde garante que está fazendo tudo que for possível para atender um anseio da população. Ele nega que seja uma promessa de campanha para realizar partos no município.

O secretário de Saúde de São João do Oeste também chama atenção que não serão realizados partos de risco que exigem UTI neonatal. Estes casos serão encaminhados para hospitais de referência. Para o secretário, a população merece o máximo de atendimento possível na área da saúde e tudo está sendo feito dentro da legalidade para a prestação de serviços no hospital e unidades do município.

Alisson de Oliveira confirma autoria do áudio, porém diz que ele foi destinado apenas para três pessoas e jamais imaginou que tornaria uma proporção tão expressiva. Afirma que colocou o cargo à disposição por não ter interesse em fazer parte de uma disputa de política.

O médico explica que não concordou com a contratação feita pelo município para viabilizar partos no hospital da cidade e pediu ajuda para três vereadores. Este áudio vazou e gerou uma grande polêmica. Ele disse que não possui nada contra os partos, no entanto por ser o diretor técnico e clínico do Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste tem responsabilidades a cumprir. O médico trabalha há dois anos no município e não possui nenhum relato de erro médico.

Diretor técnico e clínico do Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste afirma que não vai permanecer no cargo. Alisson de Oliveira lembra que procedimentos cirúrgicos estão proibidos em todo o estado e recusa aceitar indicação da prefeitura para partos sem ter profissional habilitado para os procedimentos. O médico confirmou que está deixando o hospital de São João do Oeste e garante que sai, não por medo de brigar, mas por seguir com as coisas corretas. Afirma ainda que não existe mais possibilidade de diálogo após os ataques, acusações e mentiras que tem enfrentado. Alisson de Oliveira afirma que deixa o hospital sem mágoas e sem glórias pessoais diante desta polêmica.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.