13.04.2021 às 12:58h - atualizado em 13.04.2021 às 13:37h - Agricultura

Empresa de São Paulo fará leilão de animais de produtores da região

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Empresa de São Paulo fará leilão de animais de produtores da região
Propriedade de Mário Jantsch, em Iporã do Oeste

A Embrau Leilões Agrícolas, com sede em São Paulo, esteve na última semana no município de Iporã do Oeste, para registros em duas propriedades leiteiras. Uma é do produtor Mário Jantsch, próximo à saída para Descanso, e a outra na propriedade de Henrique Kikow, ex-secretário da Agricultura de Iporã do Oeste, localizada na Linha São Lourenço.

Eduardo Castro, representante da Embrau Leilões, enfatiza que estes dois produtores terão 100 animais à venda, entre vacas, novilhas e bezerras. O leilão será transmitido ao vivo no canal da Embrau TV no Youtube, no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, às 14h.


MAIS DE 40 ANOS COM A RAÇA JERSEY


Mário Jantsch contabiliza mais de 40 anos de dedicação à raça Jersey, um trabalho que é reconhecido em nível estadual e até nacional, pela criação e genética do rebanho. Devido a limitações físicas, ele está vendendo o rebanho e vai encerrar a atividade. Na avaliação de Eduardo Castro, o produtor tem o dom para desenvolver esse tipo de genética e mesmo com a falta de infraestrutura, conseguiu se tornar um dos grandes criadores da raça Jersey do Brasil. Para Jantsch, o resultado é fruto de um trabalho sério, sem permitir que qualquer empresa acasalasse os animais da propriedade. Ele ressalta que os bovinos precisam ter um ambiente adequado, caso contrário a vida dos animais é encurtada.

O produtor comenta que sempre tentou criar o plantel da melhor maneira possível, tanto que há quatro anos uma empresa dos Estados Unidos se mostrou interessada num touro da propriedade, o qual conseguiu obter a partir de coleta de embriões. Ele estima ter criado mais de dez planteis de rebanho bovino na região, de produtores que implantaram a genética do touro dele em suas propriedades.

Conforme Mário Jantsch, o olho clínico do produtor faz a diferença para ter um rebanho de excelência e pontua que os animais de boa qualidade devem ser multiplicados. Ele tem a genealogia dos animais registrada no Ministério da Agricultura, o que lhe permite vender sem pagar impostos, inclusive para o exterior. Enaltece a importância de os produtores aproveitarem a condição do estado de Santa Catarina, de livre de febre aftosa sem vacinação, para vender animais.

Eduardo Castro complementa que os animais da propriedade Jantsch e também de Henrique Kikow são rústicos, de muita produção e que podem se adaptar a qualquer lugar do Brasil.

Foto(s): Jornei de Souza

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.