13.03.2024 às 10:32h - Educação

Escolas da Rede Municipal de Ensino de SJCedro promovem atividades sobre a Dengue

Por: Bruna Karsten São José do Cedro - SC

Escolas da Rede Municipal de Ensino de SJCedro promovem atividades sobre a Dengue

Escolas da Rede Municipal de Ensino de São José do Cedro/SC promovem atividades educativas sobre a Dengue em resposta ao preocupante aumento de casos nos vários municípios da região.

As Escolas da Rede Municipal de Ensino realizaram uma série de atividades sobre conscientização e prevenção da doença, tendo como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Coordenadas pela Secretaria de Educação, as escolas desenvolveram diversas iniciativas para envolver os alunos em ações preventivas.

Com os alunos mais jovens, foram realizadas atividades lúdicas, como desenhos e confecção de cartazes alertando sobre os perigos da dengue. Além disso, os estudantes foram incentivados a discutir o tema em casa, envolvendo seus pais e familiares nesse importante diálogo sobre saúde pública.

Já para os alunos mais velhos, as escolas organizaram palestras e visitas a áreas próximas às instituições, onde foram identificados e eliminados possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Tendo como intuito proporcionar aos alunos uma compreensão mais ampla do ciclo de vida do Aedes aegypti e apresentar as maneiras de interromper sua proliferação.

Destaca-se também a iniciativa foi realizada com os estudantes da Casa Familiar Rural, os quais aprenderam a fabricar repelentes caseiros durante aulas de química, oferecendo uma alternativa eficaz e natural para afastar os mosquitos.

Os alunos passaram a receita, que pode ser realizada em casa:

  • 500 ml de álcool;
  • 10 gramas de cravo-da-índia;
  • 100ml de óleo mineral (pode-se usar um óleo de amêndoas para ficar cheiroso);
  • Amassar o cravo e colocar em um recipiente com o álcool e o óleo;
  • Mexer 2 vezes ao dia, deixar em um local sem luz por 4 a 7 dias;

Após isso, coar e usar em recipiente spray.

Fonte: ASCOM - Prefeitura de São José do Cedro/SC

Foto(s): ASCOM - Prefeitura de São José do Cedro/SC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.