13.03.2021 às 15:03h - Coronavírus
Em um ano de pandemia do novo coronavírus, Santa Catarina registrou, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 29 mortes causadas pela doença entre crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos. Até 21 anos, os casos de óbitos chegam a 37. Neste grupo, 22 morreram no ano passado e 15, em 2021. O levantamento foi feito pelo G1 SC e NSC junto à SES.
Na faixa etária entre 0 a 21 anos, proporcionalmente os que mais morreram no estado foram bebês com menos de 1 ano, com nove casos.
Ainda que o número de casos de Covid-19 entre crianças e adolescentes possa ser considerado baixo quando comparado com a população total do estado, nas últimas semanas hospitais relatam que houve aumento na procura de leitos pediátricos para pacientes infectados com o novo coronavírus.
Revisão na base de dados
Os dados foram atualizados pela última vez na quinta-feira, 11, quando a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) fez uma revisão na base de dados. Nesta sexta-feira, 12, não houve registro de mortes incluindo esta faixa etária.
Segundo o órgão, a reanálise foi necessária porque havia equívocos no registro de idade das crianças. Até então, em fevereiro havia quatro e em março um bebê com menos de 1 ano, que constavam no sistema.
Com a atualização o número quase dobrou. Desde o início da pandemia, foram seis óbitos em 2021 e três no ano passado. O primeiro foi registrado em agosto de 2020.
Fonte: G1/SC
Comentar pelo Facebook