13.03.2021 às 15:08h - atualizado em 13.03.2021 às 15:14h - Coronavírus
Cerca de 9,4 milhões brasileiros já foram vacinados contra a covid-19, o que corresponde a 4,4% da população, de acordo com o Vacinômetro do R7, que reúne dados do IBGE e do portal Covid-19 no Brasil. Mais de 2,6 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal de duas doses dos imunizantes, o que equivale a 1,26% do total.
As vacinas aplicadas até o momento são a CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e produzida no país pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e a vacina de Oxford, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e pela empresa farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca, produzida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro.
Ambas os imunizantes estão sendo usados desde janeiro, quando obtiveram a autorização de uso emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O uso emergencial é restrito a um determinado lote de vacinas e à aplicação a grupos específicos. Nesta sexta-feira, 12, a vacina de Oxford recebeu o registro definitivo, o que possibilita a vacinação em massa e a comercialização com o setor privado. Além da vacina de Oxford, a Pfizer tem o registro definitivo, mas não há doses do imunizante disponíveis no país.
O registro da vacina de Oxford foi aprovado um dia depois que diversos países suspenderam seu uso por suspeita de relação com casos de trombose e embolia pulmonar, ainda não confirmada e em investigação. No Brasil, cinco casos foram notificados, segundo divulgado na sexta-feira, 12, pela Anvisa. A agência também informou que os lotes enviados à Europa não vieram ao Brasil e que tipo de problema não consta em lista de efeitos adversos previstos por vacinas.
Mais de 10 milhões de recuperados
O país registra mais de 10 milhões de pessoas recuperadas da covid-19, número que supera a quantidade de casos ativos, de 1.087.295, que são os pacientes em acompanhamento médico, segundo o Ministério da Saúde.
A pasta informa que a doença está presente em todos os municípios brasileiros e que mais da metade das cidades apresentam entre 2 e 100 casos. Em relação a mortes, 1.856 municípios tiveram novos registros, sendo que 974 dispõem de apenas um óbito confirmado.
O Brasil soma 275.105 mortes por covid e 11.363.380 milhões de casos, sendo 85.663 registrados em um dia. O Ministério afirma que 2.216 pessoas morreram nas últimas 24 horas.
Fonte: Portal R7
Comentar pelo Facebook