13.02.2026 às 17:07h - Infraestrutura
O projeto técnico para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, que liga os municípios de Itapiranga e Barra do Guarita foi aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A aprovação ocorreu nesta segunda-feira, 9, e contempla também o contorno viário de Itapiranga. O projeto terá custo de R$ 380 milhões.
Conforme o Coordenador do Movimento Pró-ponte, Rodrigo Locatelli Tisott, o momento é de euforia por superar mais uma fase. “Agora, com a aprovação do órgão, o projeto está pronto para ir à licitação”explica.
Tisott comenta sobre a expectativa para a inclusão da ponte no Projeto de Aceleração de Crescimento do governo federal, que irá garantir os recursos para a construção completa da ligação entre os estados.
O projeto aprovado contempla a os contornos viários que ligam a ponte às rodovias 163 em Santa Fé Alta, Itapiranga e Esquina Jaboticaba, em Barra do Guarita. Está sendo concluído o projeto de adequações da SC-163 de Santa Fé Alta até Iporã do Oeste. Este projeto será encaminhado ao DNIT para avaliação para depois, serem executadas as obras necessárias para a federalização do trecho.
Até o momento, a obra já possui pouco mais de R$ 35 milhões garantidos, destinados pela Bancada Catarinense. “É claro que nós temos já parte dos recursos, apenas, não há ainda recursos para toda a obra, mas circulam informações, e aí são extraoficiais, de que o ministro dos transportes, Renan Filho, está num momento próprio aí para cumprir aquilo que ele dizia que iria fazer, já disse em várias ocasiões, publicamente, inclusive, de que vai mandar o nosso projeto para licitação” comenta.
O Coordenador do Movimento Pro-ponte comenta que o Ibama concluiu os trabalhos de campo para a licença ambiental, necessária para o início da obra.
Rodrigo Locatelli Tisott, acredita que a liberação ambiental deve ocorrer até a metade do ano, sendo mais um passo importante para o início da obra.
Comentar pelo Facebook