13.02.2025 às 17:34h - atualizado em 13.02.2025 às 21:30h - Geral

Peixes aparecem mortos em rio que abastece Belmonte e Descanso

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Peixes aparecem mortos em rio que abastece Belmonte e Descanso
Foto: Divulgação/ Whatsapp

A Polícia Militar Ambiental (PMA) está investigando a mortandade de peixes registrada no rio Famoso, que abastece os municípios de Belmonte e Descanso. A denúncia foi feita por um morador da região, que percebeu o problema, gravou um vídeo e acionou a equipe da Peperi.

De acordo com o comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, capitão Alcenir Minuscoli, a equipe foi acionada na manhã de terça-feira, 11, para verificar uma possível poluição hídrica. No local, os policiais constataram irregularidades e coletaram amostras da água, que foram encaminhadas para análise em um laboratório conveniado.

"A confirmação da poluição só será feita após os resultados da análise laboratorial. Caso seja constatada, serão adotadas as medidas administrativas e criminais cabíveis", explicou Minuscoli.

A suspeita inicial é que os peixes tenham morrido devido ao despejo de dejetos animais no rio. A PM Ambiental já identificou um proprietário rural que pode estar envolvido no caso. Se for comprovado o crime, ele poderá responder com base no artigo 54 da Lei nº 9.605, que trata de crimes ambientais, além de sofrer sanções previstas no Decreto nº 6.514/2008.

“A Polícia Ambiental segue acompanhando o caso e alerta a população para denunciar situações semelhantes”, concluí Minuscoli.

Foto(s): Divulgação/ Whatsapp

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.