13.02.2025 às 13:28h - Geral
Em 2024, 212 dos 295 municípios de Santa Catarina atingiram a cobertura vacinal da primeira dose da vacina da tríplice viral que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. O número representa 72% das cidades catarinenses que chegaram ou ultrapassaram a meta de 95% estipulada pelo Ministério da Saúde no último ano.
O número de municípios que atingiram a meta subiu em 2024 em comparação com 2022, quando 204 cidades catarinenses atingiram a cobertura vacinal. Conforme o Ministério da Saúde, a alta também foi registrada na segunda dose, que passou de 57 para 134 cidades, o que representa um aumento de cerca de 26% de cobertura vacinal.
Sobe o número de municípios com a vacinação da poliomielite
Além da vacina da tríplice viral, subiu também o número de cidades de Santa Catarina que atingiram a meta da cobertura da Vacina Oral Poliomielite (VOP). Em 2022, de acordo com o Ministério da Saúde,128 municípios chegaram à cobertura de 95%. Em 2024, o número passou para 148. O avanço acompanha o cenário nacional, que registrou um aumento de quase 93%, passando de 1.466 cidades em 2022 para 2.825 em 2024.
Em novembro, o Ministério da Saúde substituiu a VOP, conhecida como gotinha, por uma dose de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) que é injetável, para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro. O país está há 34 anos sem a doença, graças à vacinação em massa da população.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, reforçaa importância de levar a vacinação para áreas de difícil acesso.
— Conseguimos vacinar mais pessoas em 2023 do que nos quatro anos anteriores, graças a um esforço conjunto e integrado. Chegar até as comunidades mais isoladas, por meio da Operação Gota, por exemplo, foi essencial para atingirmos essa meta e garantir a proteção de todas as crianças e comunidades — afirma.
Tríplice Viral
A vacina tríplice viral protege contra três doenças causadas por vírus: sarampo, caxumba e rubéola. Ela está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação do Programa Nacional de Imunizações é que a vacina seja aplicada em duas doses, aos 12 e aos 15 meses de idade.
Poliomielite
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), podendo infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas). Pode provocar ou não paralisia.
A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores.
Se as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição forem infectadas, a doença pode ser mortal. O período de incubação varia de 5 a 35 dias, com mais frequência entre 7 e 14 dias.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook