13.02.2023 às 16:08h - atualizado em 13.02.2023 às 16:12h - Educação

Itapiranga adota medidas para reduzir evasão escolar

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga adota medidas para reduzir evasão escolar
Foto: Ascom

O debate sobre evasão escolar em Itapiranga surgiu em virtude de casos de alunos que tinham situação relatada ao Ministério Público. Foi proposto aos municípios medidas conjuntas para reduzir os índices de abandono dos estudos. A Secretária de Assistência Social de Itapiranga, Simone Felin, afirma que tem a missão de apoiar as famílias no enfrentamento de suas dificuldades e por isso apoiou o projeto.

O tema foi debatido ainda em 2022 e iniciado em janeiro com sequência em fevereiro. A Secretária de Assistência Social destaca que o trabalho com os alunos e familiares envolve Ministério Público, Policia Militar e profissionais de diferentes secretarias municipais. Participaram do debate técnicas do Centro de Referência de Assistência Social, a Assistente Social, Mônia Katzer e a psicóloga, Ana Júlia Pelison, além do Policial Militar Cleiton Niehues e do bioquímico Luisandro Lermen.

Os adolescentes foram encaminhados pelo Ministério Público para que tornasse possível compreender as demandas individuais e grupais.

Simone Felin informa que aconteceram quatro encontros semanais com um grupo composto por oito adolescentes. O objetivo foi destacar a importância do estudo e da aprendizagem para a vida adulta.

A Secretária lamenta que o trabalho não atingiu sucesso total, pois no início do ano letivo, nem todos os envolvidos no projeto retornaram para a sala de aula. Simone considera que é preciso persistir na busca de adolescentes, pois Itapiranga tem baixos índices de evasão escolar. Nos anos iniciais do ensino fundamental não tem registro de abandono. Nos anos finais o índice é de 0,7%. No ensino médio, 4,9% dos alunos abandonam os estudos. O ingresso no mercado do trabalho é apontado como o principal motivo para a evasão escolar.

O projeto de evasão escolar em Itapiranga teve explanação do promotor de Justiça da Comarca, Tiago Ferraz, que abordou sobre a lei da obrigatoriedade do estudo. Além deste tema, foi trabalhado com o grupo a perspectiva de vida e as consequências do uso de drogas, com apoio da Polícia Militar.

A Secretária de Assistência Social, Simone Felin elogia a atuação da equipe no trabalho com as famílias dos adolescentes que são recorrentes na evasão escolar. A meta é repetir ações para proporcionar melhores condições de estudo e conclusão do ensino médio.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.