13.02.2020 às 18:47h - atualizado em 14.02.2020 às 00:26h - Geral

Abertura do comércio e da prefeitura no Carnaval divide opiniões

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Abertura do comércio e da prefeitura no Carnaval divide opiniões
Divulgação

Continua depois da publicidade

O programa Boa Tarde Peperi foi às ruas perguntar o que as pessoas pensam sobre o funcionamento do comércio e das repartições públicas municipais na segunda e terça de carnaval. Fábio Junior, de 34 anos, tem uma opinião dividida: ele entende que a prefeitura deve fechar, mas as empresas devem trabalhar no carnaval. Iva Weber, 47 anos, disse que é preciso trabalhar e o comércio deve abrir as portas na segunda e terça do carnaval. Aparício Negri afirmou que pelo menos um dia, na segunda ou terça, as empresas e repartições públicas poderiam fechar. Egidio Reis, 32 anos, concorda com o funcionamento normal nesses dois dias já que carnaval não é feriado. Daniel Caron, 34 anos, citou que as empresas e repartições públicas devem manter o atendimento nesses dias.

O fechamento das empresas na segunda e terça de Carnaval é uma tradição de mais de 40 anos que poderia ser mantida. A posição é da Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Edriane Slaviero. Ela disse que até 2017 patrões e empregados definiam que as horas feitas a mais no final do ano eram compensadas no carnaval. Edriane citou que nos últimos dois anos não houve acordo e as lojas começaram a abrir as portas no período. De acordo com ela, existe um sentimento de feriado e muitas empresas não querem abrir. Para a sindicalista, a data poderia ser usada para dar um descanso aos empregados e aos próprios empresários. Edriane comentou que a questão é delicada, mas que haverá pouco movimento nas lojas que decidirem abrir durante o Carnaval.

A CDL vê a abertura do comércio durante carnaval como algo importante e positivo. A avaliação é do presidente da entidade, Ivandro Spengler. Ele disse no Boa Tarde Peperi que a data não é feriado e não existe uma cultura de Carnaval impregnada na cidade. O presidente afirmou que, como não acontecem eventos ou desfiles na cidade, não tem porque o comércio fechar nesses dois dias. Além disso, Spengler comentou que fevereiro é um mês mais curto e a parada no carnaval representa uma dificuldade a mais para o setor manter o padrão de faturamento. Mesmo assim, Ivandro disse que alguns comerciantes acertaram um horário especial com os funcionários e vão fechar as portas na segunda e terça de carnaval.

A prefeitura decidiu seguir a definição das empresas e também vai manter as repartições públicas abertas durante o Carnaval deste ano em São Miguel do Oeste. Segundo o Secretário de Administração, Alencar Barbieri, a administração tem como princípio não fazer ponto facultativo ou feriadões, mas, desta vez, a decisão de abrir no carnaval só foi tomada depois que o comércio confirmou que vai abrir as portas na data. Barbieri disse que, se o setor fechasse no carnaval, a prefeitura também faria o mesmo. Ele lembrou que existe uma cobrança da população a favor da abertura e contra os feriadões no serviço público e o município está atento a essa tendência da sociedade.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.