13.01.2025 às 16:53h - atualizado em 14.01.2025 às 08:58h - Extremo Oeste
A Receita Federal atualizou as regras de fiscalização de transações financeiras, incluindo operações via PIX, o que gerou confusão e até desinformação nas redes sociais na última semana. Segundo o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Miguel do Oeste, Rudinei dos Santos, não há cobrança de novos impostos.
No programa Peperi Entrevista, Rudinei esclareceu que o monitoramento de transações financeiras não é novidade, mas foi ampliado. Agora, movimentações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para jurídicas devem ser informadas pelas instituições financeiras ao Banco Central.
Além disso, as novas normas incluem transações feitas por PIX, cartões de crédito, débito e moedas eletrônicas entre as operações que devem ser notificadas à Receita Federal. Rudinei destacou que a medida tem como objetivo aprimorar o cruzamento de informações declaradas no Imposto de Renda.
O presidente reforçou que, embora as regras não impliquem novos impostos, é importante que os contribuintes evitem irregularidades. "Movimentações atípicas podem gerar problemas para quem não declara corretamente seus rendimentos", alertou. Ele ainda recomendou que, em caso de dúvidas, as pessoas procurem orientação profissional.
Comentar pelo Facebook