13.01.2023 às 08:56h - atualizado em 13.01.2023 às 09:19h - Saúde
O Hospital de Mondaí suspendeu os atendimentos básicos por falta de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A entidade enfrentou dificuldades em 2022 em meio a alta de casos de dengue e Covid-19. De acordo com o presidente, Paulinho Stecker, o Hospital teve que atender muitos pacientes acometidos pela dengue por causa de um contrato com o Município que previa o atendimento básico de saúde.
Ele observa que houve promessa de ajudas financeiras para custear os atendimentos, o que acabou não se concretizando. Segundo Stecker, a Unidade Básica de Saúde do município aderiu a vários Pontos Facultativos em 2022 e atendeu somente pela manhã no final do ano, transferindo a demanda para o Hospital nos horários em que ficou fechada.
Ele pontua que isso dificultou os trabalhos, pois o Hospital atua com plantão médico permanente, ou seja, com o médico plantonista sempre no Hospital aguardando a chegada dos pacientes, gerando grande demanda. O presidente destaca ainda que ao renovar o contrato com o município para 2023, deparou-se com a necessidade de prestar plantão médico de sobreaviso, o que não é mais permitido.
Segundo ele, o Secretário de Saúde de Mondaí já havia sido notificado dessa impossibilidade em 2019, mas mesmo assim, a exigência foi novamente incluída no contrato. Stecker destaca também que no início de dezembro foi enviada uma manifestação de interesse do Hospital em renovar o contrato com o Município, mas com reajuste de valores e mudanças em alguns itens, o que foi ignorado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O presidente do Hospital lamenta que somente no dia 30 de dezembro, o Secretário entregou o contrato para esse ano, sem nenhuma das mudanças solicitadas. Segundo Paulinho Stecker, diante dessa situação, o Hospital de Mondaí suspendeu os atendimentos básicos de saúde que eram realizados nos horários que o Posto de Saúde fica fechado.
Com isso, estão sendo prestados apenas atendimentos de urgência, emergência e internações. A Rede Peperi procurou a Secretaria de Saúde de Mondaí, que preferiu não se manifestar sobre o assunto.
Foto(s): Vandonei dos Santos/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook