cresol mobile

13.01.2021 às 21:05h - atualizado em 14.01.2021 às 21:01h - Geral

Sec. Saúde prepara licitação para aquisição de complementos alimentares

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Sec. Saúde prepara licitação para aquisição de complementos alimentares

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Guarujá do Sul está organizando um novo processo licitatório, na modalidade de pregão presencial, na forma de registro de preço, para futura e eventual aquisição de complementos alimentares (fórmulas infantis e compostos lácteos), cuja a finalidade dessa licitação seja a concessão de benefícios eventuais para as crianças recém nascidas e residentes no município de Guarujá do Sul, a informação é do Agente Administrativo, Guilherme Stefanello.

Conforme Guilherme, são ações de política pública de saúde desenvolvidas pelo município em consonância com a Politica Nacional de Alimentação e Nutrição, declara ainda que o aleitamento materno deve ser a primeira prática alimentar dos indivíduos, sendo necessário para garantia de saúde, bem como auxiliar no processo de crescimento das crianças, das quais encontram-se em estado de vulnerabilidade social, ou que apresentam alguma patologia, como por exemplo, intolerância à lactose; pelo fato da primeira infância ser a etapa mais importante da vida, pois são marcados por intensos processos de desenvolvimento.

Considerando a recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da saúde, sobre a promoção do aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado por dois anos de idade ou mais. Diante da impossibilidade de oferecimento do leite materno, deve-se orientar a mãe quanto a utilização de fórmulas infantis e/ou leite de vaca integral fluído ou em pó, destaca Guilherme.

O Agente Administrativo, cita ainda que o atual processo de licitação está composto por dezenove produtos de complementos alimentares, com data de realização marcado para o próximo dia 20 de janeiro de 2020, e terá vigência por um período de doze meses após a data de homologação. Ressalta que esses benefícios já foram entregues em anos anteriores, e que hoje aproximadamente 20 famílias são contempladas com esses benefícios, sendo para isso necessária a prescrição médica, para verificar a fórmula ideal recomendado para cada fase de vida da criança.

Guilherme Stefanello enfatiza que após a homologação do processo licitatório, o mesmo passará por análise e orientações do Conselho Municipal de Saúde, para elaboração e definição de critérios para fornecimento dos benefícios. Sendo que o fornecimento dos produtos está previsto para o início do mês de fevereiro.

O Agente Administrativo, Guilherme Stefanello, lotado no setor de saúde reforça que para a concessão dos benéficos, os pais e/ou responsáveis pelas crianças devem passar por avaliação de um profissional médico pediatra, médico clínico geral da Unidade Básica de Saúde, ou até mesmo fazer um acompanhamento com a nutricionista do município. Sendo essa uma prática defendida e executada pela Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul, por ser um dos poucos municípios da região que realiza essa atividade.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.