13.01.2020 às 19:30h - atualizado em 14.01.2020 às 14:30h - Saúde

SJCedro oferece sessões de equoterapia para pacientes

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

SJCedro oferece sessões de equoterapia para pacientes
Ivan Guilherme / Portal Peperi

Continua depois da publicidade

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Conforme a terapeuta ocupacional responsável pelo projeto, Clademira Pastorello, a “Cadi”, as atividades já eram realizadas em Guaraciaba e desde dezembro ocorrem também em SJCedro na chácara do Barba, com apoio da secretaria da saúde. Atualmente há três animais para realização do método.

Ela destaca que o público é variado, de pessoas com problemas neurológicos, psiquiátricos e ortopédicos. A terapeuta revela que são 30 minutos de sessão, geralmente duas vezes por semana, com um mediador e um guia do cavalo. Existe avaliação sobre os avanços e direcionamento individual, conforme o caso. O praticante explora a natureza, além de realizar a atividade.

Terapias alternativas e complementares

O secretário da saúde, Fernando Will, afirma que além da equoterapia existe a oferta de terapia ocupacional e hidroterapia, conforme o caso, e encaminhamento do médico que acompanha a pessoa no processo de reabilitação. Ele explica que predominam os casos de pessoas acometidas por AVC e outras com deficiência. O trabalho é focado na independência e equilíbrio.

O secretário destaca que a oferta do serviço é inovadora e o investimento se justifica pelos avanços registrados em pessoas que voltaram a caminhar e outras que têm melhor qualidade de vida. Will afirma que são cerca de dez pacientes acompanhados em SJCedro. Para dinâmica com os cavalos, o investimento é de R$ 47 mil para um ano de contrato, que encerra em setembro.

Foto(s): Ivan Guilherme / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.