12.12.2024 às 10:36h - atualizado em 12.12.2024 às 10:40h - Geral

Epagri promove reunião para discussão do fornecimento de produtos locais para Merenda Escolar

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Epagri promove reunião para discussão do fornecimento de produtos locais para Merenda Escolar

A Epagri de Descanso vai realizar na tarde desta quinta feira, 12, uma importante reunião com agricultores locais, com o objetivo de discutir a venda institucional de produtos para a alimentação escolar. O evento terá início às 14h e será realizado no salão nobre da prefeitura.

De acordo com Flávia Maria De Oliveira Ott, extensionista social da Epagri, a reunião tem como foco a mobilização de produtores cadastrados e interessados em fornecer alimentos para as escolas municipais no próximo ano. Ela destaca que o encontro visa reforçar o compromisso dos agricultores já cadastrados quanto incentivar novos produtores a se engajarem no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A ideia é garantir o abastecimento de produtos locais e regionais ao longo de todo o ano, com a realização de uma chamada pública no início de 2025. Flávia De Oliveira Ott explica que durante a reunião será abordada a quantidade de alimentos disponíveis para o próximo ano, além de auxiliar a equipe técnica municipal na elaboração dos cardápios.

A extensionista da Epagri salienta que essa mobilização é essencial para que seja possível planejar as compras e garantir que as crianças do município recebam alimentos frescos e de qualidade. Flávia De Oliveira Ott salienta que a extensão do programa inclui vegetais, produtos de origem animal legalizados e com inspeção municipal, bem como itens processados, como geleias. Para participar, é necessário que o empreendimento esteja regularizado e que os produtos atendam à legislação vigente.

Outro ponto importante abordado pela extensionista foi o compromisso do município de Descanso com a agricultura familiar. Segundo Flávia De Oliveira Ott, a legislação federal exige que pelo menos 30% do recurso destinado ao PNAE seja utilizado para a compra de produtos da agricultura familiar. Em Descanso, essa exigência foi superada, chegando a 100% dos recursos investidos em alimentos locais.

Flávia destaca que a compra de produtos da agricultura familiar contribui para a qualidade da alimentação escolar, garantindo que os estudantes recebam alimentos frescos e produzidos de forma agroecológica. Além disso, o fortalecimento da agricultura local gera renda para os agricultores e movimenta a economia do município.

A reunião desta quinta feira é uma etapa importante para garantir com que a alimentação escolar de 2025 seja composta por produtos de qualidade, beneficiando tanto os estudantes quanto os produtores locais.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.