12.12.2022 às 08:56h - atualizado em 12.12.2022 às 09:20h - Educação
O professor aposentado Nelmo Welter prepara o lançamento de dois livros, que já estão à disposição dos leitores. O escritor itapiranguense prepara o lançamento simultaneamente e já projeta mais uma obra que está sendo escrita. Ele relata que sempre teve gosto pela escrita e o projeto dos livros surgiu com o desejo de deixar para as próximas gerações relatos de fatos marcantes ocorridos no município.
O professor aposentado já havia escrito outro livro há dez anos, Flores e Pedras no Desabrochar de Uma Cultura. As obras atuais são: "Artur Arão – o personagem acima das leis" e o livro: "Língua, literatura e relações humanas."
Nelmo Welter destaca a importância de escrever sobre Artur Arão, um bandido fugitivo do Rio Grande do Sul e que seguiu fora da lei em Itapiranga entre os anos 1930 e 1970.
O escritor e historiador conta que seu pai fez um pedido para ser escrito sobre a vida errante de Artur Arão, principalmente em comunidades próximo à fronteira com a Argentina. Segundo Nelmo Welter, o livro é fruto de intensa pesquisa e muitas entrevistas com pessoas que presenciaram ações do criminoso. O livro "Língua, literatura e relações humanas" está relacionado ao trabalho de Nelmo Welter, durante mais de três décadas como professor. O escritor é natural de linha Ervalzinho, interior de São João do Oeste, atualmente reside em linha Popi, Itapiranga.
Nelmo Welter é pós-graduado, foi professor da rede estadual de ensino por mais de 30 anos e nesse período ministrou aulas de Português, Inglês e Literatura para mais de seis mil alunos. Os livros estão disponíveis para aquisição ao valor de R$ 60,00 na Livraria Vô Alberto de Itapiranga e também podem ser adquiridos diretamente com o autor.
De acordo com Nelmo, é preciso deixar registrado em livro fatos marcantes para as próximas gerações. Ele fala com entusiasmo da obra que está escrevendo sobre a evolução do agronegócio nos municípios da região. Já são mais de 100 páginas escritas.
Comentar pelo Facebook