12.12.2018 às 15:37h - atualizado em 12.12.2018 às 17:46h - Geral

Palestra em prol do hospital e Casa Lar de Iporã do Oeste ocorre nesta sexta-feira

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Palestra em prol do hospital e Casa Lar de Iporã do Oeste ocorre nesta sexta-feira

Continua depois da publicidade

O evento terá início às 20 horas, no pavilhão Católico, e o ingresso será 1 kg de alimento não perecível que será doado às duas entidades.

O palestrante será Vantuir Boppre, diretor e produtor da série de documentários Caminhos da América, que mostra, de moto, os mais belos cenários e histórias da América Latina.

Vantuir Boppre é o primeiro motociclista do mundo a atingir os quatro extremos do Brasil e da América do Sul de moto. Ele já viajou mais de 120 mil quilômetros pela América do sul.

Cruzou sozinho toda a Transamazônica de moto em mais de 4 mil quilômetros de estradas de terra para escrever o livro Transamazônica, uma estrada para ser vista da Lua, falando sobre tribos, comunidades ribeirinhas e mostrando o interior da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.

O motociclista percorreu todo o litoral do Brasil de moto mostrando a cultura e histórias das pessoas que vivem à beira do mar, além de registrar as praias e cenários da costa brasileira.

Vantuir Boppre esteve no meio da Cordilheira dos Andes de moto, encontrando os restos do avião uruguaio que caiu nos Andes em 1972 com uma equipe de rugby, episódio conhecido como o milagre dos Andes.

Essa história, avaliada como uma das mais emocionantes vivenciadas pelo motociclista, foi contada no documentário Vale das Lágrimas, em que Vantuir entrevista sobreviventes, equipe de resgate e personagens da aventura. O motociclista é instrutor de pilotagem de moto aventura, ensinando as técnicas de domínio da moto em qualquer território. Também participou do grupo de pilotos que se destacou por colaborar durante as enchentes no Vale do Itajaí em locais de difícil acesso.

Vantuir Boppre destaca que no evento desta sexta-feira serão abordadas as histórias inspiradoras que conheceu durante suas viagens de moto por toda América do Sul. Ele afirma que são histórias que levam as pessoas a refletir e dar mais valor a vida.

O motociclista enfatiza que entre as histórias que o marcaram nessa jornada, está o documentário em busca da cidade perdida dos Incas, em que foram percorridos 18 mil quilômetros em cinco países da América do Sul. Nessa busca foram encontrados vestígios de civilizações e histórias de pesquisadores, que mostram a semelhança, apesar da distância geográfica, da povoação Inca com a povoação Grega, na construção das pirâmides, barcos e tradições.

O motociclista também irá abordar na palestra o poder de transformação e os benefícios que as viagens e a interação com outras pessoas proporcionam.


Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.