12.11.2022 às 17:04h - atualizado em 12.11.2022 às 17:06h - Faismo
As atrações culturais também estão movimentando a Faismo 2022, no parque de exposições Rineu Gransotto, em São Miguel do Oeste, neste sábado, 11. As atividades estão ocorrendo no espaço da Epagri e da Secretaria de Agricultura.
Segundo a extensionista da Epagri, Simone Bianchini, está ocorrendo o Jogo da Mora, com a participação de diversas pessoas, que ainda sabem jogar e conhecidos.
Além deste jogo, tradicionalmente conhecido pela colonização taliana, também acontece cantorias e outras atividades. Neste domingo, 12, também vai acontecer cantorias e troca de experiências.
- O que é o jogo da mora?
O jogo tradicionalmente é realizado em língua vêneta ou talian e se resume em acertar o número do conjunto de dedos da mão que os contendores sucessivamente apresentam sobre uma mesa, batendo os dedos sobre ela. A dificuldade é a rapidez com que isso se desenvolve, o que gera sempre um grande entusiasmo em todos que se traduz em exclamações e impropérios em alta voz. Os jogadores vão apresentando os dedos e gritando os números supostos até um deles acertar a soma. Se um jogador acerta o número deve acusá-lo dizendo mio! ou sa la mora!, ou alla mora!, senão o ponto não é marcado e o adversário — el da sora — prossegue. Se mais de um acerta, também não se marca ponto. Se os jogadores são experientes o jogo pode se tornar violento e causar ferimentos nos dedos, pela força e velocidade empregadas e pela sucessão de inúmeras batidas.
O jogo exige grande agilidade manual, reflexos apurados e grande atenção e vivacidade mental, entre o veloz movimento dos dedos e a incessante pronúncia dos números. A pontuação necessária para a vitória é convencionada previamente, variando de 12 a 21 pontos. Pode haver um ou dois juízes, e disputado individualmente ou em parcerias.
Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook