12.11.2021 às 13:49h - atualizado em 12.11.2021 às 14:26h - Infraestrutura

VÍDEO: construção da nova aduana de cargas deve iniciar ainda neste ano

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

VÍDEO: construção da nova aduana de cargas deve iniciar ainda neste ano
Prefeitura de Dionísio Cerqueira/ Aduana atual

Depois de alguns anos buscando privatizar a aduana de cargas em Dionísio Cerqueira, finalmente ocorreu a assinatura do contrato de 25 anos com a vencedora da licitação.

Em entrevista para a Rádio Cedro – emissora da Rede Peperi - o prefeito de Dionísio, Thyago Gnoatto expressou entusiasmo com a assinatura do ofício, sendo que a projeção da empresa é de gerar cerca de 20 mil empregos no extremo-oeste pelos próximos anos. O prefeito ainda disse que na quinta-feira, 11, a solenidade reuniu o público regional e autoridades vizinhas e estadual. Ele lembrou que desde 2017 a prefeitura estava buscando esta concessão junto à Receita Federal.

O chefe do executivo comentou que o motivo de privatizar a aduana foi para aprimorar os serviços e escoamento da produção pelo porto seco. Mas isso não iria ocorrer com a estatal e, por isso, foi lançado edital para conceder a aduana para o setor privado. Neste período de concessão a empresa deverá investir mais de R$ 50 milhões.

Entre uma das exigências feitas pela prefeitura de Dionísio Cerqueira e Receita Federal foi novos investimentos e ampliação do pátio. O prefeito, Thyago Gnoatto relatou que o processo licitatório foi lançado em julho deste ano e duas empresas participaram do certame. Ele destacou que a vencedora do processo foi escolhida devido aos investimentos que ela trará para o município e consequentemente para a região extremo-oeste.

O chefe do executivo ainda explicou que em razão da entrada em vigor da lei estadual em agosto de 2022 que condiciona a concessão de benefícios fiscais para estas empresas, a região terá um aumento expressivo no movimento econômico. Além disso, esta mesma lei obriga as cargas passarem pelo porto seco de Dionísio. A expectativa é receber e despachar cerca de 500 caminhões diariamente.

O prefeito disse que o prazo de 180 dias para a construção da primeira etapa já está em vigor e a empresa deve iniciar as obras neste ano.

Acompanhe!


Veja também!

OUÇA: assinado ofício para privatização da aduana em Dionísio Cerqueira

Iniciada a solenidade para concessão da aduana em Dionísio Cerqueira

Assinatura para privatização da aduana de cargas deve ocorrer na próxima semana

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.