12.11.2021 às 10:22h - atualizado em 12.11.2021 às 10:30h - Geral
Lindomar César Araújo iniciou a jornada em Cuiabá, na capital do Mato Grosso, e vai atravessar cinco estados, até a cidade de Chuí, no Rio Grande do Sul, divisa com o Uruguai. O servidor público explica que está pagando uma promessa feita em meados de 2013 e com a pandemia, o trajeto que inicialmente era menor, passou a contar com alguns quilômetros a mais por conta de novas promessas feitas por ele.
Do trajeto total, Araújo fez cerca de 600 km de bicicleta, da capital Mato-Grossense até São Gabriel do Oeste, no MS, e o restante percorre a pé, com um carinho de feira e uma mochila amarrada nele.
O aventureiro está levando apenas o básico para se manter durante o trajeto, como barraca, saco de dormir e itens de alimentação básica, junto a bandeira do Mato Grosso que o identifica por onde passa. Desde o início da jornada, ele comenta que algumas mudanças foram necessárias a exemplo da substituição das rodinhas do carrinho, e o desapego de alguns itens não tão necessários para aprimorar o cumprimento do desafio.
Lindomar Araújo passou por Iporã do Oeste nesta quinta-feira, 11, depois de percorrer mais de mil e seiscentos quilômetros entre MT, MS, PR e SC. Na região, ele aproveita para visitar familiares e amigos passando por Mondai, Riqueza e Palmitos, seguindo depois para Panambi, no RS. O servidor público comenta que percorre entre 30 a 40 quilômetros por dia, pernoita em hotéis ou postos de combustíveis e não havendo essas duas opções, ele acampa próximo de córregos ou lugares que tenha água.
Em entrevista para a Rádio Oeste, emissora afiliada da Rede Peperi, Araújo destacou ainda, a hospitalidade da população sulista, que o encontram às margens da rodovia, lhe oferecem carona, água, alimentação e até hospedagem. Em Descanso, por exemplo, ele recebeu a pernoite no hotel que já estava com todos os quartos reservados, mas mesmo assim, proprietários e hóspedes fizeram um esforço a mais para garantir seu descanso e no dia seguinte seguir viagem. Também foi convidado por um morador para almoçar, e em Iporã do Oeste, recebeu janta na pousada e água gratuitamente.
Sobre o preparo físico para cumprir com a promessa, ele observa que já praticava esportes como vôlei, atletismo e futebol, o que lhe ajudou a obter resistência para percorrer longas distâncias a pé. Avalia ainda que seu organismo está adquirindo resistência ainda maior por conta do trajeto já percorrido.
Contando sua história por onde passa, Araújo acredita ser um incentivador e deixa o recado para que as pessoas façam algo de bom para a saúde. Uma caminhada segundo ele por menor que seja, já é o suficiente para nos fazer refletir sobre a vida e valorizarmos aquilo que possuímos, aprendendo a não reclamar daquilo que ainda não temos.
Foto(s): Jornei De Souza/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook