12.10.2023 às 09:16h - Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação inicia no próximo sábado

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Campanha Nacional de Multivacinação inicia no próximo sábado
Foto: Arq. Portal Peperi

A gerência regional de Saúde com sede em São Miguel do Oeste já está preparada para iniciar mais uma campanha de vacinação nos municípios de abrangência.

A afirmação é da enfermeira e responsável pela imunização, Dila Possati e de acordo com ela, já está tudo pronto para o início da Campanha de Multivacinação, previsto para o próximo sábado, 14, seguindo até o dia 28 deste mês, totalizando dessa forma, 15 dias de ação.

Conforme ela, além das diversas ações programadas, haverá ainda o dia D de vacinação em 21 de outubro, onde será realizado um atendimento especial durante todo o sábado em todo o país.

Segundo ela, cada município possui autonomia para fazer a sua programação e até estender os horários de atendimento caso ache necessário e lembrou que neste ano a estratégia é diferente da realizada no ano passado, haja visto que em 2022 estava em andamento a campanha de poliomielite também, sendo que neste ano, vai ocorrer apenas a de multivacinação com foco nos jovens abaixo de 15 anos.

Dila Possati pontuou que nos próximos 15 dias serão verificadas as carteiras de vacinação visando certificar se o esquema vacinal está completo ou se está faltando algum medicamento.

Ela comentou que a campanha é seletiva e orientou que os pais e responsáveis devem levar seus filhos até as unidades de Saúde de cada município, munidos da carteira de vacinação, sendo que, caso algum adolescente não possua a carteirinha de vacinação, o esquema de vacinação precisará ser iniciado.

Ela ressaltou que sabe o comprometimento dos pais nesse sentido e por isso acredita que a grande maioria possui o documento.

Na entrevista desta semana, a profissional citou ainda as mudanças no Programa Nacional de Vacinação, onde existem novas propostas em todos os níveis, visando a preparação, capacitação e verificações sobre diversos pontos relacionados à vacinação.

Dila Possati foi questionada ainda sobre a meta da campanha de multivacinação neste ano e explicou que não existe uma meta visto diversos fatores, porém, garantiu que cada município possui seus dados completos, faltando apenas o conhecimento da gerência regional de Saúde, visto o sistema ser diferente e não estar pronto.

Ela detalhou que a campanha de multivacinação é diferente da vacinação contra a poliomielite, por exemplo, onde o número de crianças que precisam ser imunizadas é preciso.

A enfermeira e responsável pela imunização na regional de Saúde de São Miguel do Oeste informou que dessa forma, os números só serão conhecidos após o dia D e a conclusão da campanha.

Dila Possati frisou a importância da vacinação, haja visto que as vacinas são seguras e estão há décadas no mercado, não possuindo efeitos colaterais.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.