12.10.2022 às 08:47h - atualizado em 12.10.2022 às 09:25h - Chuvas
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga e a Defesa Civil realizam o monitoramento do nível do Rio Uruguai que teve grande elevação nas últimas horas devido às fortes chuvas na região. O trabalho é preventivo com informações, alertas e orientações aos ribeirinhos.
O monitoramento iniciou às 9 horas desta terça-feira, 11, quando o nível atingiu 3 metros acima do normal. 24 horas depois, o nível já chega a 9,98 metros. Conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga e Coordenador da Defesa Civil, André Rauber, a tendência é de elevação no volume de água do Rio Uruguai pelo menos até o meio dia desta quarta-feira, 12.
As pontes de Sede Capela, na Olaria em Linha Dourado, em Santa Fé Baixa e a ponte na ITG 070 em Linha Laranjeira estão interditadas para passagem de veículos. Além disso, há água na pista na Volta de Chapéu, na pista na Cerâmica Barth e no Porto Rodhe, interditada para passagem. Em virtude do alto volume de água, a Barca Aliança que realiza a travessia de Itapiranga - SC à Barra do Guarita - RS, interrompeu a passagem.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros orientam que os moradores de beira de rio que tenham casa ou acampamento as margens compareçam ao Quartel para recadastro da cota de nível e deixe um contato Whatsapp para que sejam informados da projeção do nível para retirada de mobília.
Nesta quarta-feira, 12, a previsão é de tempo nublado com a presença de sol,
porém, na quinta-feira, 13, o tempo volta a ficar instável, com chance
de temporais
isolados e chuva novamente persistente na região.
Em 2022, Itapiranga já registrou quatro períodos
de cheias. A última foi registrada em 22 de junho, 45 dias depois da
segunda, quando o Rio Uruguai atingiu a marca de
8,70 centímetros acima do
nível normal
.
ASSISTA!
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook