12.10.2022 às 08:25h - Chuvas

Município catarinense tem 78% da população afetada pelas chuvas

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Município catarinense tem 78% da população afetada pelas chuvas

Uma cidade do Oeste de Santa Catarina decretou situação de emergência nesta terça-feira, 11, por conta da forte chuva no Estado. Coronel Martins, na região de Xanxerê, estima que duas mil pessoas foram afetadas diretamente pelo temporal. O número corresponde a cerca de 78% da população do município, de acordo com o IBGE.

Segundo último relatório da Defesa Civil, o temporal na cidade resultou no acumulado de 124 milímetros de chuva em 48 horas. O rio Feliciano, que passa pelo município, transbordou em várias áreas da sua extensão. Comunidades ficaram isoladas e muitas pessoas tiveram residências alagadas. Até a tarde desta terça-feira, 11, os danos materiais privados e públicos ainda estavam sendo contabilizados.

Pelo levantamento da Defesa Civil, Tangará também deve decretar situação de emergência. O município está sem acesso devido aos alagamentos, e escolas municipais e estaduais suspenderam as aulas. As equipes contabilizaram 30 barreiras que impedem o trânsito na região, incluindo nove em rodovias estaduais. Três casas foram interditadas e quatro pessoas estão desalojadas.

Outras seis cidades também estudam a possibilidade de decretar situação de emergência. São elas: Bom Jesus, Ouro Verde, Passos Maia, Abelardo Luz, São Domingos e São Lourenço do Oeste. A partir do decreto, os municípios podem ter acesso a recursos estaduais e federais para auxiliar na reconstrução e receber itens de assistência humanitária.

Até o final da tarde desta terça-feira, 11, Santa Catarina registrou 88 pessoas fora de casa por conta de alagamentos e ocorrências relacionadas ao temporal. O grande volume de chuva deixou 18 desabrigados, que estão recebendo amparo em abrigos municipais, e 70 desalojados, que estão em casa de parentes.

O Estado também teve comunidades ilhadas, pontes danificadas e estradas bloqueadas nos últimos dias. A maior parte dos estragos e ocorrências foi registrada na região Oeste.

Fonte: NSC

Foto(s): Defesa Civil/Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.