12.09.2022 às 17:20h - atualizado em 12.09.2022 às 18:38h - Cultura

CTG Portão do Oeste realiza eventos da Semana Farroupilha

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

CTG Portão do Oeste realiza eventos da Semana Farroupilha
Foto: Divulgação/Rede Peperi

O Centro de Tradições Gaúchas de Itapiranga procura manter a tradição da Chama Crioula, que neste ano foi acesa no Marco Três Fronteiras, na divisa entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Argentina. O fogo simbólico da Revolução Farroupilha foi conduzido por cavalarianos até a sede do CTG, na cidade de Itapiranga.

A programação comemora o Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro. Conforme o patrão do CTG, Joel da Silva, os bons costumes, a cultura e a tradição gaúcha são enaltecidos e preservados por meio da culinária, dança, música e diversas ações desenvolvidas pelos tradicionalistas. A programação prossegue até o dia 20 de setembro. O CTG também estabeleceu Acampamento Farroupilha, no Complexo Oktober, no Bairro Jardim Bela Vista.

O CTG Portão do Oeste possui uma marca significativa com os ecônomos que já ultrapassam três décadas de trabalho. Carlos Cardoso e Elaine Cardoso são responsáveis pelo cuidado diário do CTG e atendimento na copa deste 1990. Eles relatam que foram convidados na época de construção das instalações do Centro de Tradições Gaúchas de Itapiranga.

Carlinhos, como é conhecido, está com 76 anos de idade e Elaine com 67. Eles relatam muito amor pelo CTG e valorizam a tradição gaúcha e as amizades que cultivam. De origem no Rio Grande do Sul, eles revelam que gostam do ambiente e possuem uma verdadeira família com a patronagem, grupo de bocha, grupo de idosos e as pessoas que frequentam com rotina o local.

Apesar da idade e já terem trabalhado bastante não pensam em deixar o CTG. Carlinhos e Elaine recomendam aos jovens para frequentarem o CTG e aprenderem sobre uma tradição de muito valor em um ambiente de respeito.

Foto(s): Divulgação/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.