12.08.2025 às 16:19h - Geral
Santa Catarina deu nesta terça-feira, 12, um passo inédito no enfrentamento à violência de gênero. O governador Jorginho Mello e a vice-governadora Marilisa Boehm lançaram, no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, o Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, que vai orientar ações pelos próximos dez anos.
O documento, parte do Plano de Governo, reúne cinco eixos estratégicos: prevenção e educação; atendimento e proteção; responsabilização e reeducação dos agressores; monitoramento e produção de dados; e avaliação. A elaboração envolveu secretarias da Segurança Pública, Assistência Social e Educação, além das forças de segurança.
Entre as metas, estão ampliar de 32 para 56 delegacias especializadas, criar salas reservadas na Polícia Científica, fortalecer a Rede Catarina de Proteção à Mulher e implantar programas para reeducar agressores. Nas escolas, haverá capacitação de professores e campanhas educativas.
“Não é só um papel. É um compromisso real de proteger as mulheres catarinenses e garantir dignidade e respeito”, disse o governador.
Fonte: Governo de Santa Catarina
Comentar pelo Facebook