12.08.2017 às 11:23h - atualizado em 12.08.2017 às 14:48h - Agricultura

Fumicultores da região estão animados com a safra deste ano

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Fumicultores da região estão animados com a safra deste ano

O produtor de fumo da Linha Fátima, em Tunápolis, Sildo Brixius, se dedica há cerca de 25 anos à produção e plantio de mudas de fumo. Ele explica que a produção da muda leva em torno de 80 dias e exige manejo diário nos cuidados com a estufa e controle de pragas.

Brixius conta que, ao longo dos anos, percebeu que a utilização de agrotóxicos vem diminuindo gradativamente, e uma das explicações para isso é a redução no uso de adubos na água para produção das mudas. Isso porque quanto mais verde a planta, maior a atração de pragas.

O agricultor avalia que a fumicultura é viável na região, pois é uma atividade que mantém os preços mais estáveis, se comparado a outras atividades como leite e suínos.

Tradicionalmente, o lucro do fumo é usado pelas famílias para cobrir as despesas das demais atividades da propriedade.

O produtor de fumo da Linha Fátima ressalta que a fumicultura complementa a renda de muitas propriedades que trabalham com outras atividades.

Sobre o clima, o produtor comenta que, na sua propriedade, a geada danificou uma pequena parte das mudas, que tiveram que ser replantadas.

Brixius enfatiza que o tempo está colaborando, com as chuvas frequentes, e a expectativa é de uma boa safra. Ele lembra que os produtores também esperam um preço melhor do que o da safra do ano passado, quando a produção foi colhida em quantidade e qualidade, mas o preço por arroba não agradou os produtores.

Foto(s): Jornei de Souza

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.