12.07.2025 às 10:53h - atualizado em 13.07.2025 às 10:54h - Educação

Reitor da Uceff mantém otimismo para curso de medicina em Itapiranga

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Reitor da Uceff mantém otimismo para curso de medicina em Itapiranga

O Ministério da Educação tem previsto abertura de um curso de medicina na região Oeste e a Uceff de Itapiranga está credenciada. Já foram feitas 02 seleções de instituições de ensino superior. Conforme o Reitor do Centro Universitário Uceff, Leandro Sorgatto, o MEC adiou o anúncio do local de instalação do curso de medicina. Ele destaca que assumiu a coordenação da Uceff em 2008 e sempre teve esta meta para a unidade de Itapiranga.

O Reitor considera que foram dadas todas as garantias exigidas para este curso e confia na reputação positiva da Uceff para atingir esta conquista. De acordo com Sorgatto, são vários cursos com nota máxima nas avaliações do MEC incluindo formações na área da saúde. Leandro Sorgatto reconhece o grande desafio que tem pela frente, pois concorre com outras instituições conceituadas na região e que também buscam oferecer medicina em suas graduações.

De acordo com Leandro Sorgatto, eram mais de 60 instituições de ensino superior credenciadas e após 02 seletivas restam apenas 08. De acordo com o Reitor, este é um projeto da Regional da Saúde e tem como fortes concorrentes as cidades de São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste. Ele menciona que Chapecó está fora da disputa, pois já possui dois cursos de medicina. Descanso e Iraceminha também solicitaram a graduação.

Segundo Leandro Sorgatto, o curso de medicina será um novo momento para a cidade, um marco histórico para Itapiranga. Serão 60 vagas por ano e no decorrer do curso pode totalizar 300 acadêmicos de medicina na cidade.

Durante o Itapiranga Entrevista, o Reitor da Uceff também elogiou o novo formato do programa do governo estadual, o Universidade Gratuita. Conforme Leandro Sorgatto, são 60 mil alunos beneficiados em Santa Catarina. Somente na Uceff já são 350 alunos com bolsas e todos com alto percentual, acima de 70%. Ele considera que o programa garante o acesso e a permanência na faculdade.

Salienta que é preciso respeitar critérios e quem atender as exigências é contemplado, pois tem recursos disponíveis neste novo formato, que passou por ajustes. Sorgatto destaca que as inscrições permanecem até dia 17 e os interessados podem solicitar bolsas até a próxima semana, sendo que tem vagas com bolsas disponíveis.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.