12.07.2024 às 15:57h - atualizado em 12.07.2024 às 22:09h - Polícia
Conforme o Coordenador da DIC, a Divisão de Investigação Criminal da Polícia Civil de São Miguel do Oeste e responsável pela Comarca de Itapiranga, delegado Eric Rosada, a situação é preocupante. Ele destaca que a partir da pandemia causada pela Covid, o estelionato eletrônico aumentou de forma significativa. O Delegado afirma que atualmente o maior volume de crimes é de estelionatos e nem todas as vítimas registram ocorrência. Ele menciona golpes na compra e venda de veículos, clonagem de WhatsApp, uso de sites falsos de leilão e também de pagamento do IPVA. Eric Rosada menciona ainda que os criminosos utilizam a internet e telefone para aplicar golpes e contam até com assessoria para informações sobre dados cadastrais de pessoas.
Estelionatários usam meios que dificultam trabalho da Polícia Civil. Com uso de informações e tecnologia eles abrem contas bancárias com nomes falsos e até usam inteligência artificial para imitar voz de terceiros. Segundo o Delegado Eric Rosada, os suspeitos usam diversos meios para ludibriar as pessoas e a melhor forma de prevenir é evitar oportunidades que parecem muito fácil, com negócios vantajosos em sistemas eletrônicos. O Delegado Eric Rosada cita que as investigações incluem solicitações ao poder judiciário, empresas de telefonia e instituições bancárias. Muitas vezes os estelionatários residem em outros estados e até agem de dentro do sistema penitenciário.
Delegado relata dificuldade em recuperar valores que vítimas perdem em estelionatos eletrônicos. São vários fatores que geram grandes dificuldades para a investigação e a possibilidade de recuperar os valores. Conforme o Delegado Eric Rosada, os suspeitos utilizam Facebook, Instagram e WhatsApp para aplicar os golpes. Ele também admite limitações na equipe de trabalho, pois há três anos que a região Extremo Oeste enfrenta uma defasagem de delegados. Rosada salienta que os profissionais acumulam atuação em diversas comarcas e precisam priorizar trabalhos para atender a demanda da melhor forma. O Delegado considera que as investigações não sofrem prejuízos, porém existe maior dificuldade para apurar os fatos.
Comentar pelo Facebook