12.07.2023 às 16:18h - atualizado em 12.07.2023 às 16:48h - Educação
O movimento que busca a instalação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em São Miguel do Oeste possui quase 20 anos de luta. De acordo com um dos coordenadores e prefeito de Anchieta, Ivan José Canci, o Conselho Estratégico Social da Universidade aprovou a expansão e a criação do campus em outubro de 2022, após uma audiência pública que debateu o assunto com a população do Extremo Oeste em junho do ano passado, em São Miguel do Oeste.
Canci explica que agora o movimento está atuando de forma intensa para que a instalação do campus seja incluída no Plano Plurianual do Governo Federal, que está sendo construído de forma participativa. Com isso, o coordenador enaltece que todas as pessoas da região podem contribuir com a proposta, votando nela através do site Brasil Participativo. A proposta já está entre as 50 mais votadas, porém, é preciso alcançar pelo menos cinco mil votos para que ela ganhe força junto ao Ministério da Educação.
O coordenador do movimento observa que a área da educação possui cerca de 900 propostas sob votação para serem incluídas no Plano Plurianual e por isso, é fundamental que haja uma grande votação para comprovar o interesse da região no campus. Ivan Canci chama atenção que a votação será encerrada à meia noite desta sexta-feira. Em caso de aprovação, a instalação do campus da UFFS em São Miguel do Oeste deve ser incluída no orçamento geral da União de 2024.
Participe da votação acessando o site: Brasil Participativo.
Comentar pelo Facebook