12.06.2024 às 11:09h - atualizado em 12.06.2024 às 11:16h - Geral

Itapiranguense conquista medalha de ouro na OBMEP

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Itapiranguense conquista medalha de ouro na OBMEP
Foto: Divulgação

Arthur Hennig Niehues, estudante do primeiro ano do ensino médio da Escola São Vicente conquistou a honra no nível dois da prova, que abrange os alunos do ensino fundamental.

Conforme o pai do aluno, Valério Niehues, esta é a terceira medalha que Arthur recebeu na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ele comenta que a primeira foi de prata em 2021, quando o filho estava no sétimo ano. Em 2022, conquistou a medalha de bronze. Neste, chegou à medalha de ouro, com base no resultado da prova realizada em 2023.

Valério descreve Arthur como um adolescente normal dentro de casa, mas que se apaixonou pela matemática. De acordo com Valério Niehues, o filho integra o Programa de Iniciação Científica da OBMEP, onde recebe um valor mensal da entidade e realiza estudos avançados de forma online com alunos de todo o país. Ele menciona que em abril, Arthur recebeu uma viagem para 9º Encontro do Hotel de Hilbert promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada que aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte.

Professora explica como é Arthur Niehues dentro da sala de aula. A Professora de Matemática da Escola São Vicente, Júlia Damman comenta que Arthur é um menino muito dedicado, concentrado e que não perde o foco em seus objetivos. Ele está sempre ajudando seus colegas e tem o raciocínio lógico muito avançado.

Júlia destaca que é muito difícil hoje em dia os alunos terem uma boa interpretação e raciocínio rápido, aspectos que são diferenciais de Arthur. De acordo com a Professora, a média de acertos do aluno nas provas da OBMEP, foi de 15, com variações entre mais e menos. Acertos que colocaram Arthur como destaque em nível nacional.

Segundo JÚLIA Damman, Arthur Niehues merece todo o reconhecimento pelo grande esforço dedicado. Ela cita ainda que em agosto a escola terá participação em outra Olimpíada, a OMOC, promovida pela Universidade Federal Fronteira Sul, com o objetivo de promover o conhecimento e instigar ainda mais os alunos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.