12.06.2019 às 09:03h - atualizado em 12.06.2019 às 09:56h - Geral

Consulado da Romênia em Santa Catarina é promovido a Consulado Geral Honorário

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Consulado da Romênia em Santa Catarina é promovido a Consulado Geral Honorário

Continua depois da publicidade

O Consulado, com sede em Iporã do Oeste, foi inaugurado em novembro de 2014.

De acordo com o Cônsul Edson Roberto Dreher, a mudança da classe consular foi recebida com muita surpresa e orgulho.

O Cônsul explica que o Governo Romeno, por meio do embaixador Stefan Mera, propôs a mudança de Consulado Honorário para Consulado Geral Honorário em Iporã do Oeste e abrangência em todo o estado e também a mudança de Cônsul Honorário para Cônsul Geral Honorário da Romênia.

Edson Roberto Dreher destaca que esta é a mais alta classe de um consulado e seu cônsul e representa o reconhecimento do Governo Romeno pelas atividades desempenhadas nos cinco anos do consulado.

A partir desta mudança, ocorreu a nomeação de diretora cultural, cargo para o qual foi nomeada a professora e historiadora Florentina Muller Gruhlke.

O Cônsul Geral Honorário da Romênia esclarece que, com a nomeação de diretora cultural, será possível ampliar o planejamento cultural na região e em todo o estado, levando em conta que muito trabalho já foi realizado nos últimos anos em conjunto com a Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste.

Edson Roberto Dreher cita a retomada dos trajes típicos, o artesanato, as aulas no idioma romeno em parceria com a Uceff de Itapiranga e o auxílio em intercâmbios e estudos na Romênia.

O Cônsul destaca também o encaminhamento da cidadania Romena, sendo que mais de 100 pedidos já foram realizados. O próprio Cônsul obteve a cidadania Romena no final de maio. O Consulado também passa a contar com um site, www.consuladogeralromenia.com.br, pelo qual podem ser esclarecidas dúvidas diversas dos descendentes, além de agendamentos de reuniões.

O Consulado está instalado em sede própria, na rua São Paulo 23, em Iporã do Oeste. Em toda a região são cerca de seis mil descendentes romenos.

Foto(s): Marcos Rodrigues/Agência AOE

Continua depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.