12.06.2018 às 13:26h - atualizado em 12.06.2018 às 13:31h - Meio Ambiente

Escolas de Iporã do Oeste possuem ponto de recolha de pilhas e baterias usadas

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Escolas de Iporã do Oeste possuem ponto de recolha de pilhas e baterias usadas

A recolha dos materiais é uma iniciativa do estudante do 5º ano do CIEF, e também escoteiro Eduardo Casagrande, de 10 anos.

O projeto teve apoio das escolas, prefeitura e grupo de escoteiros Tupã de Iporã do Oeste.

Conforme o estudante, a ideia da recolha das pilhas e baterias usadas surgiu a partir de uma atividade realizada no ramo lobinho do grupo de escoteiros Tupã, em junho do ano passado.

Ele explica que a proposta da atividade foi implantar a recolha de algum material na cidade de Iporã do Oeste e que fosse prejudicial ao meio ambiente.

Eduardo diz que escolheu a recolha de pilhas porque no município ainda não havia um projeto nesse sentido, e que desse também o destino correto ao material.

Hoje o projeto está tendo continuidade no ramo escoteiro, o qual o estudante passou a integrar a partir deste ano.

Os pontos de recolha das pilhas e das baterias são as escolas do CIEF, CIER de Linha Esperança e o colégio estadual Padre Vendelino Seidel.

Eduardo Casagrande explica que fez uma explanação do projeto em todas as escolas, as quais aceitaram participar. Ele comenta que na apresentação do projeto, o que foi feito com o acompanhamento do chefe do ramo lobinho, procurou conscientizar os demais estudantes sobre os malefícios do descarte incorreto das pilhas e baterias, tanto para o meio ambiente como para as pessoas que nele vivem.

O estudante e escoteiro afirma que neste primeiro ano do projeto, 110 quilos do material já foram recolhidos, sendo que metade disso já foi encaminhado para destino correto. Ele lembra que quando pilhas e baterias são destinadas corretamente, podem ser 100% reaproveitadas, mas quando são descartadas na natureza, não se decompõe nunca, além de liberarem material tóxico.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.