12.05.2020 às 07:09h - Religião

Mesmo sem festa e público, missas em honra à Nossa Senhora do Caravaggio serão realizadas

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Mesmo sem festa e público, missas em honra à Nossa Senhora do Caravaggio serão realizadas
Reprodução Facebook

O mês de maio é considerado pela igreja católica como sendo o mês de Maria e também é a época onde é realizada a tradicional romaria em honra à Nossa Senhora do Caravaggio em Linha Caravaggio, Guaraciaba. A informação é do coordenador da comunidade, Celso Gasperin.

De acordo com ele, devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, a tradicional festa não vai ocorrer neste ano. Conforme ele, mesmo sem o momento festivo, a parte religiosa vai ocorrer, porém de forma diferente.

Segundo Gasperin, a ideia da comunidade é não deixar a data passar em branco para os fiéis e também para os devotos de Nossa Senhora do Caravaggio. O coordenador da comunidade comentou que a tradicional romaria em honra à Nossa Senhora do Caravaggio está neste ano na 53ª edição. Ele disse que nesta edição as celebrações vão ocorrer de portas fechadas, sem a presença do público.

Gasperin destacou que nesse ano as celebrações vão ocorrer via facebook na página do Santuário Nossa Senhora do Caravaggio. A Rádio Peperi FM, 99,9 também vai transmitir o tradicional momento de fé.

Ele lembrou que havia uma expectativa por parte da comunidade para que as celebrações com público pudessem ser realizadas, porém, o conselho achou melhor evitar aglomerações e por isso não será permitido a presença de fiéis e devotos nas celebrações deste ano.

O coordenador da comunidade de Linha Caravaggio, Guaraciaba, Celso Gasperin afirmou ainda que o tradicional tríduo e também as duas celebrações em honra à Nossa Senhora do Caravaggio vão ocorrer e serão transmitidas via facebook neste ano. Ele revelou que nos dias 23, 24 e 25 deste mês vão ocorrer o tríduo às 20h. Já no dia 26 haverá ao menos duas celebrações, sendo a primeira às 6h e a segunda missa às 9h. Essa última terá transmissão ao vivo também aqui pela Rádio Peperi FM, 99,9.

Celso Gasperin declarou que a festa em honra a Nossa Senhora do Caravaggio é a principal fonte de renda da comunidade e por isso dificuldades financeiras vão existir ao longo dos próximos meses. Ele disse que mesmo assim, a preocupação maior nesse momento é com a vida das pessoas.

Questionado sobre a tradicional procissão ao longo da BR-163 por parte dos fiéis, Gasperin ressaltou que essa ação pode ocorrer, porém, nenhum fiel poderá entrar na igreja. Ele revelou que apenas 10 pessoas da comunidade, incluindo os celebrantes poderão acompanhar a celebração dentro do templo.

Ele reforçou que o restante da população deve acompanhar pela página no facebook e também aqui pela Rádio Peperi FM, 99,9.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.