12.04.2022 às 14:02h - atualizado em 12.04.2022 às 14:47h - Educação

Regional de Educação debate andamento do novo ensino médio

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Regional de Educação debate andamento do novo ensino médio
Acervo/Portal Peperi

Os profissionais de educação da regional de Dionísio Cerqueira estiveram em uma discussão sobre o andamento do novo ensino médio, que teve seu início efetivo em todas as unidades escolares neste ano letivo, na última semana.

Conforme a técnica de Ensino Fabieli Grabin, este encontro faz parte de um cronograma de reuniões e de capacitações para professores e diretores dos colégios da rede estadual. Na sexta-feira, 08, quando aconteceu o encontro, foi abordado sobre os desafios e possibilidades que este novo método de ensino trouxe para os alunos da regional. Ela relatou que os profissionais disseram sobre a flexibilização ofertada pelo novo ensino médio como, por exemplo, no projeto de vida onde o estudante trabalha com áreas do autoconhecimento, além dos componentes curriculares eletivos. Nas trilhas de aprofundamento, ofertadas na segunda série, os alunos podem buscar novos aprendizados na linha profissional a qual ele escolheu seguir conforme o disponibilizado pelo colégio. Durante o encontro também foi discutido as dificuldades de trabalhar em sala de aula devido à falta de motivação dos estudantes neste período pós-pandemia.

A regional de Educação de Dionísio Cerqueira também abordou, durante o encontro da última sexta-feira, sobre os novos modelos de livros didáticos por área de conhecimento ofertada pelo governo estadual. A técnica de Ensino Fabieli Grabin, esta capacitação visa orientar os profissionais quanto ao formato de ensino na sala de aula, tendo em vista que não é mais estudado área por disciplina e sim por área de conhecimento. Sobre o curso curricular, a técnica comentou que o cronograma de capacitação fornecido pelo Estado, por videoconferência, também foi debatida com os gestores visando ofertar para todos os professores da rede estadual de ensino.

Fabieli informou que demais encontros como estes serão realizados com objetivo de aprimorar o conhecimento dos professores. Também está sendo cogitada uma reunião com os orientadores de convivência e de laboratórios nos próximos meses. Para prestar um auxílio, ela destacou que a coordenadoria realiza visitas aos profissionais nas escolas visando atender as demandas necessárias.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.